CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PORTAL EDUCATIVO PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Autores

  • ELISANDRA LEITES PINHEIRO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO
  • ISABELLA DOS SANTOS COPPOLA HOSPITAL MOINHOS DE VENTO
  • VANESSA GARIN PROTO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

Resumo

Introdução: As lesões por pressão são agravantes na atenção à saúde, ocasionado morbidades com efeito negativo, econômico e social. Neste cenário, a equipe de enfermagem é a responsável pela promoção multidisciplinar da prevenção e do cuidado. Segundo o National Pressure Injury Advisory Panel (NPIAP, 2019) a lesão por pressão no contexto hospitalar é um agravo que aumenta o tempo de hospitalização, riscos de infecção e custos, além de ser considerado um evento adverso. Destaca-se que a mortalidade e morbidade estão associadas com a prevalência e intensidade da lesão por pressão, pois quase 70% dos pacientes acometidos morrem em seis meses. Como indicador negativo da qualidade do cuidado, a LP, também considerada Evento Adverso (EA) é um obstáculo na assistência de saúde, colaborando para o aumento da morbidade e mortalidade. No cenário assistencial, institucional e da equipe multidisciplinar é papel da enfermagem perceber se há instrumentos na prática institucional que busquem dirimir os riscos relacionados ao cuidar do paciente. Com o mesmo foco, as orientações e o cuidado pós-alta hospitalar deve ter um espaço nas ações de enfermagem, visto que em alguns estudos verificou-se falta de informações claras para manejo de paciente com LP durante a internação e na sua alta. E para que o tratamento e a prevenção tenham sucesso, também no domicílio, evitando novas internações, há que se adotar intervenções educativas para promover uma vida com qualidade melhor deste público. Assim, a questão de pesquisa deste estudo é: “Como disponibilizar orientações online visando a promoção dos cuidados de enfermagem para prevenção da lesão por pressão”? Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar a literatura científica relacionada à prevenção e tratamento das lesões por pressão para orientação aos pacientes, familiares e cuidadores a fim de subsidiar a construção de portal educativo. Metodologia: O método utilizado foi elaborado em três etapas: 1ª) Revisão Integrativa; 2ª) construção do portal educativo; e 3ª) validação do portal. As buscas foram realizadas nos bancos de Dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), periódicos CAPES/MEC e Scientific Eletronic Library Online (SciELO) no período de 2015 a 2019, considerando produções em Português, Espanhol e Inglês. Para demonstração dos dados coletados montou-se um quadro ilustrativo para posterior análise, contendo aspectos sobre o nome do artigo, autor, ano e local de origem. Para construção do portal educativo foi identificado as seguintes etapas: Identificação das necessidades e determinação dos objetivos e metas do Portal; Identificação dos usuários do portal educativo; Sistematização da ferramenta educativa; Elaboração e seguimento da ferramenta educativa; Manutenção do portal. Na validação do portal: Foram utilizadas três dimensões para o desenvolvimento da ferramenta: 1) propósitos e metas; 2) organização, coerência e suficiência; e 3) relevância, impacto e motivação. O Instrumento de Validação do Portal, desenhado sob o formato de questionário representou todos os conteúdos apresentados no site sendo que cada item/opção recebeu um escore. A participação de juízes respeitou os seguintes critérios: ser profissional com expertise em lesão por pressão do GREST/HMV, ser estomaterapeuta credenciado pela SOBEST, ter experiência mínima de dois anos na área. Com estes critérios foram encaminhados por e- mail quinze Cartas-Convite e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) no dia primeiro de outubro corrente ano, com indicação de retorno das questões preenchidas em até quinze dias. Para obtenção do resultado utilizou-se o Índice de Validade de conteúdo (IVC) que analisa relevância e representatividade, ou índice de validade do conteúdo. A escala Lickert de pontuação foi utilizada como método de mensuração. Resultados: Para atingir o objetivo de construir e validar um portal com orientações para prevenção de lesão por pressão foi realizada Revisão Integrativa buscando evidências científicas na literatura sobre o tema em estudo, para subsidiar a elaboração do conteúdo do portal. Nos resultados da pesquisa, emergiram duas categorias: prevenção, tratamento de LP e tratamento nutricional as quais subsidiaram a definição dos temas incluídos no portal. Assim, o portal foi construído com referencial teórico atual sobre prevenção e tratamento de lesão por pressão, cujo conteúdo poderá ser utilizado como base de pesquisa por pessoas interessadas no assunto e profissionais de saúde. O conteúdo disponível no portal é constituído por informações subsidiadas por publicações nacionais e internacionais atuais sobre o tema, bem como pela última edição da diretriz NPIAP/2019. O portal é destinado, principalmente, para apoio de pessoas e profissionais de saúde, que buscam informações sobre prevenção e tratamento de lesão por pressão. Os resultados demonstraram que a pesquisa foi positiva tendo em vista que todos os estudos completaram, com êxito e dos resultados da pesquisa, emergiram duas categorias: prevenção, tratamento de LP e tratamento nutricional as quais subsidiaram a definição dos temas incluídos no portal. Para validação do Portal o instrumento utilizado foi o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) o qual foi apreciado por grupo de juízes constituídos por enfermeiros experts em lesões de pele e por profissional de tecnologia da informação os quais têm a expertise do tema. A concordância entre os juízes, referentes a validação do conteúdo medida pela Escala Lickert, foi de 95,2% de escore, enquanto a validação pelo profissional de tecnologia da informação, através do Google Lighthouse, foi de 72,25 de avaliação total, sendo um ótimo resultado. Conclusão: Os benefícios do estudo favorecem a padronização de cuidados de prevenção proporcionando aos profissionais de saúde subsídios para tomadas de decisão frente ao risco de o paciente desenvolver lesão por pressão e a elaboração de material educativo, com acesso gratuito, relacionado a prevenção de lesão por pressão que colabora compartilhando experiências e informações com as quais a pesquisadora está diariamente envolvida. Assim, o desafio deste estudo foi a criação de uma ferramenta que viabilizasse uma educação continuada de prevenção de lesões de pele servindo de auxílio para profissionais, familiares e cuidadores no manejo de pacientes durante a internação e no domicílio, além de servir de fonte de pesquisa para interessados no tema e a implementação de cuidados preventivos. Os produtos gerados pelo estudo foi a construção do Portal Educativo PreventPele, com Registro do Domínio n.º 20957345, disponível em: https://preventpele.com.br. Também foi criada a Marca PreventPele, cujo registro está sendo encaminhado. Atualmente disponível para consulta e com cursos educativos sobre prevenção e tratamento de lesão por pressão.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

LEITES PINHEIRO, E., DOS SANTOS COPPOLA, I., & GARIN PROTO, V. (2024). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PORTAL EDUCATIVO PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO. Congresso Brasileiro De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/462