RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SIMULAÇÃO REALÍSTICA DE ESTOMAS INTESTINAIS NO ENSINO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Autores

  • FERNANDA SILVA SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
  • LUCIANA FERREIRA DOS SANTOS VAZ UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
  • LILIAN CRISTINA DA CRUZ UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
  • JOYCE MARA GABRIEL DUARTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
  • VIVIAN JILOU UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
  • ISABEL CUSSI BRASILEIRO DIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
  • JACIARA APARECIDA DE JESUS SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Resumo

INTRODUÇÃO: A simulação realística é uma estratégia de ensino que contribui para um treinamento profissional de qualidade, proporcionando maior segurança durante a assistência1. Ao utilizar situações programadas e representações da prática profissional, essa abordagem favorece o processo ensino- aprendizagem, propiciando aos estudantes aprimorarem suas habilidades técnicas, enquanto excluem riscos aos pacientes2. Nota-se uma carência de estudos sobre a temática, demonstrando a importância de novas pesquisas na área3. Com a simulação, diversos temas podem ser trabalhados, inclusive o ensino do cuidado ao paciente com estomia intestinal, uma habilidade pertinente para o aprendizado dos alunos do Curso Técnico em Enfermagem. OBJETIVO: Descrever a vivência com simulação realística aplicada ao cuidado de enfermagem de uma pessoa com colostomia. MÉTODO: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A trajetória metodológica foi a simulação realística, realizada em um laboratório de simulação de uma Universidade Pública Federal de Minas Gerais, com 40 alunos do Curso Técnico em Enfermagem, em novembro de 2022. RESULTADOS: Inicialmente, procedeu-se a elaboração da simulação de caso clínico com atores reais, definição do cenário e do roteiro da atividade, entregue aos alunos que se predispuseram a participar como atores. Optou-se por um ambiente hospitalar simulado, com um paciente de 20 anos, vítima de acidente automobilístico, submetido a uma confecção de colostomia descendente. Para tal, foram utilizados um molde de colostomia, que foi fixado ao abdômen do aluno, o equipamento coletor de uma peça drenável transparente, o efluente simulado (composto por achocolatado, aveia, banana e corante alimentício em gel vermelho) e maquiagens que simulavam escoriações e hematomas. Para verificação da aprendizagem, foi criado um questionário, aplicado antes da atividade (pré-teste) e após (pós-teste), além de outros dois formulários, um para avaliação do curso e outro para autoavaliação. A simulação, cujo objetivo era realizar a assistência de enfermagem ao paciente com colostomia, foi conduzida por cinco enfermeiras, entre elas uma estomaterapeuta, com uma dramatização sobre complicações pós-operatórias da cirurgia de confecção do estoma. Foram avaliados o cuidado prestado a esse paciente, a detecção precoce de problemas, o acolhimento ao paciente, as intervenções realizadas e o registro de enfermagem. Após a cena, foi realizado o debriefing, com um feedback da atividade, incluídas as sensações despertadas, as sugestões e as críticas. Assim, a prática em laboratório com simulação realística possibilitou a exposição de ideias para a construção de senso crítico e investigativo, através de reflexões colaborativas. CONCLUSÃO: os discentes conseguiram ponderar sobre a atuação profissional perante o paciente com colostomia. O pós-teste auxiliou os idealizadores do projeto a identificar lacunas na aprendizagem, observando um melhor resultado quando comparado ao pré-teste. Também houve relatos positivos na autoavaliação e na avaliação do curso. A atividade propiciou uma experiência segura e ética, permitindo a vivência prévia ao estágio, seguindo os princípios científicos, sem prejuízo para o paciente e/ou profissional. Assim, o trabalho docente cumpriu seu papel na construção de valores e saberes técnicos e profissionais. A iniciativa promoveu reflexões participativas e contribuiu para uma educação de qualidade e dinâmica

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

SILVA SANTOS , F. ., FERREIRA DOS SANTOS VAZ, L. ., CRISTINA DA CRUZ, L. ., MARA GABRIEL DUARTE, J. ., JILOU, V. ., CUSSI BRASILEIRO DIAS, I. ., & APARECIDA DE JESUS SILVA, J. . (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SIMULAÇÃO REALÍSTICA DE ESTOMAS INTESTINAIS NO ENSINO TÉCNICO EM ENFERMAGEM. Congresso Brasileiro De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/492