RELEVÂNCIA DO AMBULATÓRIO UNIVERSITÁRIO NO ENSINO DE PRÁTICAS DE ENFERMAGEM EM CUIDADOS AS FERIDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • JOSEMBERG PEREIRA AMARO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
  • JOÃO WESLEY DA SILVA GALVÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA
  • THIAGO MOURA DE ARAÚJO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
  • ISABEL NANA KACUPULA DE ALMEIDA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA
  • RUTH CAROLINA QUEIROZ SILVESTRE UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
  • LARISSA KATLYN ALVES ANDRADE UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA
  • JOSÉ ERIVELTON DE SOUZA MACIEL FERREIRA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
  • FRANCISCO MARCELO QUEIROZ DA SILVA CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA

Resumo

INTRODUÇÃO: No Brasil, as feridas afetam a população de maneira abrangente, enfraquecendo-a e, frequentemente, incapacitando os pacientes de realizar suas atividades diárias. A enfermagem desempenha um papel crucial no cuidado de feridas e no bem-estar dos pacientes, tanto no ambiente hospitalar como fora dele 1. Com o intuito de atender a esta população, surgem iniciativas como o ambulatório de feridas para atender a população mais vulnerável e, somado a isto, amplia os conhecimentos práticos e teóricos de acadêmicos de enfermagem, auxiliando no ensino de práticas de enfermagem em cuidados de feridas 2. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem durante atividade de capacitação no atendimento a pacientes no ambulatório de feridas, no Centro de Atenção Integral à Saúde de uma universidade pública no interior do Ceará. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência 3, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem, durante atendimento a pacientes no ambulatório de feridas do Centro de Atenção Integral à Saúde de uma universidade pública, no interior do Ceará, no período de agosto de 2022 a junho de 2023. Os serviços no ambulatório ocorrem no período matutino, direcionados à pacientes com lesões decorrentes de doenças como lesões por pressão, diabetes, doenças vasculares, dentre outras, através de agendamento ou por livre demanda. São realizados, em média, 20 atendimentos por semana no ambulatório. RESULTADO: Os pacientes atendidos no ambulatório são, em sua maioria, idosos, hipertensos e/ou diabéticos, com baixo nível de escolaridade, provenientes da região do maciço de Baturité/CE, sendo as principais etiologias das feridas: pé diabético, úlcera venosa, úlcera arterial, lesão por pressão e ferida traumatológica. As atividades desenvolvidas pelos acadêmicos consistiam em acolher o paciente, verificando os sinais vitais como pressão arterial, frequência cardíaca, saturação de oxigênio, glicemia, dentre outros; e em seguida, realizada a consulta de enfermagem. Durante a consulta de enfermagem, no ambulatório de feridas, os acadêmicos eram orientados quanto à avaliação da ferida dos pacientes, quanto à melhor forma de abordagem e tratamento. Ademais, a utilização de tecnologia no tratamento de feridas, como a laserterapia, proporcionou aos envolvidos adquirir novos conhecimentos sobre a temática e aplica nos atendimentos, sendo capacitados para tal atividade pelo enfermeiro estomaterapeuta. Ainda relacionado à laserterapia, através da terapia fotodinâmica (PDT) foi possível a compreensão da importância dessa técnica no controle da infecção na lesão, otimizando o processo cicatricial; é importante ressaltar que a PDT ajuda a diminuir a resistência de bactérias multirresistentes aos antibióticos, destacando-se com uma técnica alternativa, efetiva e segura 4. Além de poderem vivenciar a rotina de uma consulta de enfermagem; puderam ter acesso a coberturas, técnicas até então, existentes apenas na teoria; somado a isto, os acadêmicos vivenciaram experiências singulares ao trabalhar com diversos tipos de feridas. Assim, o ambulatório é de fundamental importância para aprendizagem dos alunos, pois permite coloca a teoria em prática e adquiri experiência em atender diferentes pessoas com casos interessantes sobre feridas, mas principalmente, sobre a história de vida. CONCLUSÃO: A experiência no ambulatório de feridas foi altamente relevante, indicando que o cenário em questão é de extrema importância como campo de aprendizado para os estudantes de enfermagem que buscam expandir seus conhecimentos na prática de curativos, tecnologia no tratamento de feridas e estomaterapia.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

PEREIRA AMARO, J. ., WESLEY DA SILVA GALVÃO, J. ., MOURA DE ARAÚJO, T. ., NANA KACUPULA DE ALMEIDA, I. ., CAROLINA QUEIROZ SILVESTRE, R. ., KATLYN ALVES ANDRADE, L., ERIVELTON DE SOUZA MACIEL FERREIRA, J. ., & MARCELO QUEIROZ DA SILVA, F. . (2024). RELEVÂNCIA DO AMBULATÓRIO UNIVERSITÁRIO NO ENSINO DE PRÁTICAS DE ENFERMAGEM EM CUIDADOS AS FERIDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Congresso Brasileiro De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/493