SEMANA DA PREVENÇÃO DA LESÃO POR PRESSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: As lesões por pressão (LP) podem se manifestar na pele e/ou em tecidos mais profundos, podendo alcançar músculos e ossos. Essa lesão é causada por força prolongada e/ou concentrada combinada com fricção. Mesmo com o avanço da assistência à saúde, as lesões por pressão (LP) continuam prevalentes e frequentes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).¹’² Assim, é fundamental que a equipe de enfermagem tenha conhecimento sobre prevenção de LP para evitar a formação dessas lesões. Isso é especialmente importante, pois é um fator indireto que impacta na qualidade da assistência prestada, e a ocorrência de lesões pode dificultar a recuperação do paciente.³ Objetivo: Relatar a realização de ações desenvolvidas na semana da prevenção da lesão por pressão em um Hospital Geral em Fortaleza. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado a partir da colaboração entre uma liga acadêmica de estomaterapia de uma Universidade Federal e de um Hospital Geral de Fortaleza. Essa parceria tinha como propósito realizar ações sobre a prevenção da lesão por pressão (LP) para os profissionais de saúde do hospital, sendo assim, os ligantes elaboraram dois momentos com os profissionais: No primeiro criamos 6 peças de isopor imitando os estágios da LP, sendo um deles uma pele íntegra, com intuito dos profissionais identificassem cada uma. No segundo momento foi realizado um mito e verdade sobre a temática. Além de realizarmos “blitz” nas Áreas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com a finalidade de repassar alguns cuidados para a equipe de enfermagem, que devem ser tomados enquanto promotores do cuidado. Resultado: A educação em saúde teve como temas abordados: os fatores de risco para LP, a importância da mudança de decúbito, quais os pontos de pressão no corpo do paciente e como aliviar os mesmos. Os profissionais se mostraram muito interessados com a temática, relataram suas experiências e dúvidas, o que enriqueceu ainda mais o momento de aprendizagem. Conclusão: A atividade promovida repercutiu positivamente na percepção dos profissionais sobre a LP, e a troca de experiências ocorrida durante o evento contribuiu para uma compreensão mais prática da importância de promover uma educação integral em saúde para os profissionais de saúde. Além disso, essa extensão, na qual a liga proporcionou, foi incrivelmente valiosa para o crescimento e desenvolvimento das habilidades pessoais e profissionais dos alunos participantes. Essa experiência também teve um impacto significativo no processo de ensino- aprendizagem acadêmico.