PERCEPÇÃO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SIMULAÇÃO CLÍNICA NO PROCEDIMENTO DE IRRIGAÇÃO DE COLOSTOMIA
Resumo
Introdução: A simulação clinica vem sendo cada vez mais utilizada, principalmente na área da saúde. Essa estratégia de ensino permite que os discentes de enfermagem desenvolvam habilidades e pratiquem cuidados em um ambiente controlado e seguro, antes de serem inseridos em cenários reais1. Objetivo: Analisar a satisfação e autoconfiança dos discentes que participaram de uma simulação clinica sobre o procedimento de irrigação de colostomia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, onde foi aplicado um questionário de satisfação e autoconfiança para discentes de enfermagem do cenário de simulação clínica sobre o procedimento de irrigação de colostomia, adaptado de Del´Angelo2 e Tibúrcio3. O questionário continha 14 afirmações nas quais o discente poderia “discordar plenamente”, “discordo”, “não concordo nem discordo”, “concordo”, “concordar plenamente”. A amostra foi composta por 15 discentes do curso de enfermagem que participaram da simulação clínica sobre o procedimento de irrigação de colostomia em setembro de 2019. A pesquisa teve parecer favorável do comitê de ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o número 02977518.8.0000.5537, de acordo com a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: No que diz respeito a satisfação dos participantes na simulação clínica, foi evidenciado que a maioria concordou plenamente que esse método de ensino é interessante (11; 73,7%), ser é útil (14; 93,3%), permite um feedback imediato (13; 86,7%), útil e que contribui para o ensino do conhecimento e habilidades para o cenário estudado (14; 93,3%), seria interessante e útil ter outras aulas envolvendo simulação clínica com outros cenários/temas (14; 93,3%), ajudou na aprendizagem(14; 93,3%) e que o facilitador da aula de simulação clínica ajudou a aprender o cenário/procedimento abordado (n:12; 80,0%). Na afirmação “se sentir capaz de ensinar a outros colegas”, (6; 40,0%) concordaram plenamente e o mesmo quantitativo (6; 40,0%) apenas concordaram. Conclusão: Permite-se identificar que a utilização da estratégia de ensino de simulação clinica possibilita uma boa satisfação e autoconfiança em relação aos discentes. Sendo uma alternativa para trabalhar outras temáticas, uma vez que possibilita ao aluno realizar mais de uma vez a prática do cuidado, podendo cometer falhas sem que causar maiores danos a terceiros.