UTILIZAÇÃO DE PODCAST NO ENSINO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE LESÕES POR PRESSÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19:

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • MACYRA CELLY DE SOUSA ANTUNES CORPORE TERAPIAS
  • MONISE DE MELO BISPO HOSPITAL UNIVERSITARIO ONOFRE LOPES
  • MARIANA DE ALMEIDA ABREU AGRA HOSPITAL UNIVERSITARIO ONOFRE LOPES
  • MARIANNY NAYRA PAIVA DANTAS HOSPITAL UNIVERSITARIO ONOFRE LOPES - EBSERH
  • MÔNIA VIERA MARTINS HOSPITAL UNIVERSITARIO ONOFRE LOPES
  • NADJA PATRICIA OLINTO DA SILVA HOSPITAL UNIVERSITARIO ONOFRE LOPES
  • ROSANA KELLY DA SILVA MEDEIROS HOSPITAL UNIVERSITARIO ONOFRE LOPES
  • JULIANNY BARRETO FERRAZ HOSPITAL UNIVERSITARIO ONOFRE LOPES

Resumo

Introdução: Embora a prevenção seja possível, as lesões por pressão ainda persistem como um relevante problema de saúde pública, dado sua alta taxa de prevalência e incidência. Dessa forma, é fundamental abordar regularmente esse tema em ambientes de cuidado, por meio de ações educativas, a fim de enfrentar essa questão de forma eficaz e contínua1. É importante destacar, ainda, que durante a pandemia, as lesões por pressão tiveram aumento em sua ocorrência dentro dos serviços de saúde, representando desafios para a segurança do paciente nos locais de prestação de cuidado2. Apesar de inúmeros desafios evidenciados durante esse período, várias foram as mudanças e melhorias relacionadas ao cuidado e educação em saúde. Dentre elas, um dos pontos positivos que merece destaque refere-se ao avanço substancial da utilização das tecnologias de informação e comunicação, de modo a abrir novas possibilidades para a promoção da educação em saúde e modificar o processo de ensino-aprendizagem vivenciado3. Dentre as ferramentas usadas, pode-se citar o uso de podcast devido a sua praticidade e o custo-benefício para implementar educação em saúde a distância, de modo a auxiliar a conscientização dos profissionais de saúde quanto aos problemas vigentes no serviço e promoção de cursos de capacitação de fácil acesso3. OBJETIVO: Relatar a experiência de profissionais de enfermagem na utilização de podcast para promoção de educação em saúde sobre lesões por pressão em um hospital universitario do Rio Grande do Norte durante a pandemia de COVID-19. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência acerca do desenvolvimento de uma Jornada de Prevenção a Lesão Por Pressão (LPP) período de 05 a 20 novembro de 2020, porém com planejamento e desenvolvimento iniciando em setembro deste corrente ano. O estudo em questão possui caráter descritivo e aborda informações relevantes para a comunidade científica tanto durante a pandemia da COVID-19 como no hodierno dos profissionais de saúde relacionados à assistência. Como materiais utilizados, contou-se com a produção de podcasts sobre o assunto, além de materiais complementares por meio de e-books e aula online ao vivo. A decisão da construção do material educativo partiu da comissão de curativos de um hospital universitário do Estado do Rio Grande do Norte para fornecer suporte educacional remoto em decorrência do período vivenciado e promover capacitação a distância dos profissionais do serviço em questão. Para tal, realizaram-se 06 reuniões com a equipe, composta por três enfermeiras assistenciais e três técnicas de enfermagem sendo que uma delas estava em trabalho remoto devido a pandemia, para definição e distribuição dos temas a serem abordados nos episódios. Antes de cada um dos episódios, eram montados roteiros baseados na necessidade do serviço e embasados cientificamente a partir de uma breve busca na literatura. Os episódios foram analisados pela presidente da comissão após cada gravação e disponibilizados na plataforma Anchor. Um grupo de rede social foi criado para interação com os participantes e divulgação do lançamento de cada material produzido. RESULTADOS: A jornada de prevenção a LPP foi iniciada a partir das inscrições dos interessados seguido da criação de um grupo de whatsapp e adição de cada inscrito no grupo. Logo no início, foi aplicado um teste de conhecimento prévio com o objetivo de verificar as falhas de conhecimento e se os problemas levantados pela equipe de organização eram os mesmos dos profissionais inscritos. Os organizados do curso focaram os conteúdo nas dúvidas e nas dificuldades apresentadas pelos profissionais durante a assistência e nas perguntas recebidas pela comissão de curativos constantemente. Dessa forma, foram gravados 04 episódios pela equipe organizadora, que abordavam temas relevantes sobre LPP, os quais podem ser acessados pela plataforma Anchor. Esses foram gravados em modelo de entrevista/ roda de conversar com o objetivo de facilitar o entendimento e criar envolvimento com os profissionais. Junto com o link do episódio era enviado material complementar e o grupo de Whatsapp era aberto no dia do envio para tirar dúvidas que pudessem surgir a respeito dos temas e após 24h era fechado para evitar desvio do foco. Além desses materiais, foram desenvolvidos e enviados 3 e-books para apoiar a fixação das informações mais importantes abordadas em cada assunto. No primeiro episódio, com objetivo introdutório, foi realizada a apresentação da jornada e o cronograma a ser seguido. No segundo, foi abordado o que é uma LPP, quais as suas categorias e como categorizá- las, sendo esse enviado junto com um e-book acerca dessas definições e fotos reais de lesões vivenciadas pela comissão de curativos da instituição. Já no terceiro, foram discutidas as demais classificações de LPP (lesões em mucosa, por dispositivo médico e lesão terminal de Kennyd) e, junto dele, foi enviado como material complementar o livro digital sobre o uso correto de hidrocoloide e ácidos graxos essenciais no cuidado a essas lesões. Por fim, o quarto e último episódio tratou sobre medidas preventivas para LPP, seguido por um material complementar escrito acerca do assunto tratado. Por último, realizou-se uma mesa redonda on-line para discutir acerca da importância de outros setores da instituição( lavanderia , nutrição, núcleo de segurança do paciente, direção de gestão de cuidado) na prevenção de lesões por pressão, além de um questionário on-line para avaliação do curso, o qual apresentou resultados positivos no ensino sobre LPP pelos participantes. Até o presente momento, o podcast seguem disponíveis para acesso já o grupo de Whatsapp não pode ser acessado mais encintrasse ativo para os profissionais. CONCLUSÃO: Com o crescimento das oportunidades de acesso à informação através de dispositivos móveis, surgiu a possibilidade de busca de conteúdo por meio das telas, especialmente durante a pandemia de Covid-19, quando as pessoas necessitavam aderir ao isolamento social. A combinação do uso de tecnologias com conteúdos educacionais tem facilitado a comunicação entre profissionais de saúde e educadores por meio de estratégias interativas, como o podcast. Essa inovação tem desempenhado um papel importante na melhoria da qualidade do cuidado, uma vez que o conhecimento sobre temas específicos é transmitido através de fontes confiáveis, o que proporciona maior autonomia às pessoas que precisam dessa informação. Assim, a utilização de podcast auxilia na disseminação de conteúdos acerca de lesões por pressão na implementação de educação em saúde a distância e formação de profissionais da área capacitados.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

CELLY DE SOUSA ANTUNES, M. ., DE MELO BISPO, M. ., DE ALMEIDA ABREU AGRA, M. ., NAYRA PAIVA DANTAS, M. ., VIERA MARTINS, M. ., PATRICIA OLINTO DA SILVA, N. ., KELLY DA SILVA MEDEIROS, R. ., & BARRETO FERRAZ, J. (2024). UTILIZAÇÃO DE PODCAST NO ENSINO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE LESÕES POR PRESSÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19:: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Congresso Brasileiro De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/572