CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE BUNDLE EM FORMATO DE STORYBOARD SOBRE PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • MARIA SELMA ALVES BEZERRA POLICLÍNICA REGIONAL MANOEL CARLOS DE GOUVÊA
  • MARIA NAIANE ROLIM NASCIMENTO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - CAMPUS IGUATU
  • JOÃO CRUZ NETO FACULDADE DO MACIÇO DE BATURITÉ
  • JENNIFER FERREIRA FIGUEIREDO CABRAL UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
  • DAILON DE ARAÚJO ALVES FACULDADE ESTÁCIO - IDOMED
  • LUIS RAFAEL LEITE SAMPAIO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - CAMPUS PIMENTA
  • JAYANA CASTELO BRANCO CAVALCANTE DE MENESES UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - CAMPUS IGUATU
  • JOSEPH DIMAS DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - CAMPUS PIMENTA

Resumo

INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus (DM) se trata de uma condição crônica de saúde e um determinante muito importante na saúde pública e vem mostrando acréscimos em prevalência e mortalidade ao longo dos anos, configurando-se como um dos problemas de saúde pública a conferir maior impacto negativo aos sistemas de saúde1. A neuropatia diabética, processo patológico e insidioso, definida pela presença de sinais ou sintomas, como por exemplo, dor contínua e constante; sensação de queimadura e ardência; ou formigamento; que caracterizam a disfunção do nervo periférico em pessoas com diabetes – quando descartadas outras causas – e tal complicação predispõe ao aparecimento do Pé Diabético que é definido pela infecção, ulceração e/ou destruição dos tecidos profundos, associadas a anormalidades neurológicas e Doença Arterial Periférica (DAP) em membros inferiores2. OBJETIVO: O objetivo do estudo foi construir e validar um bundle em formato de Storyboard sobre prevenção do pé diabético na atenção primária à saúde. MÉTODO: Pesquisa metodológica, de caráter descritivo e abordagem quantitativa. Para tanto, foram adotados seis passos: seleção dos estudos, extração dos dados, avaliação da qualidade dos estudos, equipe de experts, processo de desenvolvimento e reunião de consenso3. O estudo obedeceu aos preceitos éticos da pesquisa com seres humanos e foi aprovado sob parecer nº 4.321.664 pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Regional do Cariri (URCA). RESULTADOS: O IVC geral do Storyboard alcançou resultado de 0,93; estrutura e apresentação 0,95 e relevância resultou em 1. Nesse sentido, o Storyboard foi considerado válido, com IVC geral de 0,96. A versão inicial da tecnologia educativa contém sete folhas em formato PDF, intitulado “5 passos para prevenção do pé diabético”. Nesse contexto, predominaram os tons de azul claro e vermelho. Para a criação do Storyboard foi solicitada a ajuda de um designer gráfico que realizou os desenhos e a diagramação. DISCUSSÃO: A construção e validação de tecnologias educacionais permite a aproximação entre teoria e prática, possibilitando a aproximação do público-alvo com a temática investigada, conferindo-lhe rigor metodológico. É importante ressaltar que o Storyboard está intrinsicamente ligado a uma colaboração da equipe, ou seja, todos fazem parte do processo de ensino-aprendizagem que parte dessa metodologia4. As figuras devem incluir situações previstas no percurso da aprendizagem, sendo significativas e de fácil compreensão, como ocorre no estudo em tela. O instrumento evidencia em seu percurso imagético- textual os cuidados a serem implementados aos pés do paciente com diabetes, dentre eles: lavagem, secagem e hidratação; autoexame diário; verificação da temperatura da água do banho; uso de calçado ideal; educação em saúde voltada para prevenção de acidentes nos pés. CONCLUSÃO: Ressalta-se que o estudo atendeu aos objetivos propostos ao construir e validar um bundle em formato de Storyboard com recomendações para uso profissional na assistência ao paciente com Pé Diabético. Além disso, trata- se de uma tecnologia simples e de fácil aplicação e entendimento.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

SELMA ALVES BEZERRA, M., NAIANE ROLIM NASCIMENTO, M. ., CRUZ NETO, J. ., FERREIRA FIGUEIREDO CABRAL, J. ., DE ARAÚJO ALVES, D. ., RAFAEL LEITE SAMPAIO, L. ., CASTELO BRANCO CAVALCANTE DE MENESES, J. ., & DIMAS DE OLIVEIRA, J. . (2024). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE BUNDLE EM FORMATO DE STORYBOARD SOBRE PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Congresso Brasileiro De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/636