CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE BUNDLE EM FORMATO DE STORYBOARD SOBRE PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Resumo
INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus (DM) se trata de uma condição crônica de saúde e um determinante muito importante na saúde pública e vem mostrando acréscimos em prevalência e mortalidade ao longo dos anos, configurando-se como um dos problemas de saúde pública a conferir maior impacto negativo aos sistemas de saúde1. A neuropatia diabética, processo patológico e insidioso, definida pela presença de sinais ou sintomas, como por exemplo, dor contínua e constante; sensação de queimadura e ardência; ou formigamento; que caracterizam a disfunção do nervo periférico em pessoas com diabetes – quando descartadas outras causas – e tal complicação predispõe ao aparecimento do Pé Diabético que é definido pela infecção, ulceração e/ou destruição dos tecidos profundos, associadas a anormalidades neurológicas e Doença Arterial Periférica (DAP) em membros inferiores2. OBJETIVO: O objetivo do estudo foi construir e validar um bundle em formato de Storyboard sobre prevenção do pé diabético na atenção primária à saúde. MÉTODO: Pesquisa metodológica, de caráter descritivo e abordagem quantitativa. Para tanto, foram adotados seis passos: seleção dos estudos, extração dos dados, avaliação da qualidade dos estudos, equipe de experts, processo de desenvolvimento e reunião de consenso3. O estudo obedeceu aos preceitos éticos da pesquisa com seres humanos e foi aprovado sob parecer nº 4.321.664 pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Regional do Cariri (URCA). RESULTADOS: O IVC geral do Storyboard alcançou resultado de 0,93; estrutura e apresentação 0,95 e relevância resultou em 1. Nesse sentido, o Storyboard foi considerado válido, com IVC geral de 0,96. A versão inicial da tecnologia educativa contém sete folhas em formato PDF, intitulado “5 passos para prevenção do pé diabético”. Nesse contexto, predominaram os tons de azul claro e vermelho. Para a criação do Storyboard foi solicitada a ajuda de um designer gráfico que realizou os desenhos e a diagramação. DISCUSSÃO: A construção e validação de tecnologias educacionais permite a aproximação entre teoria e prática, possibilitando a aproximação do público-alvo com a temática investigada, conferindo-lhe rigor metodológico. É importante ressaltar que o Storyboard está intrinsicamente ligado a uma colaboração da equipe, ou seja, todos fazem parte do processo de ensino-aprendizagem que parte dessa metodologia4. As figuras devem incluir situações previstas no percurso da aprendizagem, sendo significativas e de fácil compreensão, como ocorre no estudo em tela. O instrumento evidencia em seu percurso imagético- textual os cuidados a serem implementados aos pés do paciente com diabetes, dentre eles: lavagem, secagem e hidratação; autoexame diário; verificação da temperatura da água do banho; uso de calçado ideal; educação em saúde voltada para prevenção de acidentes nos pés. CONCLUSÃO: Ressalta-se que o estudo atendeu aos objetivos propostos ao construir e validar um bundle em formato de Storyboard com recomendações para uso profissional na assistência ao paciente com Pé Diabético. Além disso, trata- se de uma tecnologia simples e de fácil aplicação e entendimento.