ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

Autores

  • ERICA RAQUEL ALENCAR DE ANDRADE UNINASSAU
  • BRENDA BARBOSA DA SILVA UNINASSAU
  • BRENDA ASSUNÇÃO LEMOS UNINASSAU
  • BÁRBARA PETRINA NUNES DE SOUSA UNINASSAU
  • KAIO HENRIQUE ARAÚJO LIMA UNINASSAU
  • SARA LARISSA DE MELO ARAÚJO UNINASSAU
  • TATIANE MENDES ARAÚJO FERREIRA UNINASSAU
  • MATHEUS HENRIQUE GONÇALVES AGUIAR UNINASSAU

Resumo

Introdução: Durante a formação acadêmica na área da saúde existe uma preocupação com a transmissão de conteúdos e atividades práticas que possibilite a compreensão dos sujeitos, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão1. As Ligas Acadêmicas, por consistirem em espaços de atividades extracurriculares organizadas por discentes sob a supervisão de professores, têm extrema importância na construção curricular e formação dos alunos, oferecendo conhecimentos necessários com foco na troca de saberes e necessidades sociais2,3. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (LAEE)/UNINASSAU, em seus diversos aspectos, com enfoque nas atividades acadêmicas e extramuros da universidade. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, acerca das atividades desenvolvidas pelos membros da LAEE no sertão de Pernambuco, desde a sua implantação. A LAEE conta com 12 estudantes integrantes, 1 coordenador e 2 orientadoras, todos da área da Enfermagem, com a finalidade de despertar o interesse dos participantes pela Estomaterapia e desenvolver vivência teórico-prática aos alunos durante a graduação, além de estimular as publicações científicas. Resultados: Os discentes participantes desenvolvem habilidades como liderança, cooperação, gestão e autogestão. A liga iniciou suas atividades com a primeira aula inaugural, para imersão básica na Estomaterapia, intitulada como o "I° Café com Cuscuz”. Quinzenalmente os membros da liga se reúnem e promovem momentos de compartilhamento de saberes oriundos de referenciais teóricos, atuações práticas e planejamento de atividades. Investiu-se na comunicação através das redes sociais para divulgação, interação e troca de saberes entre os seguidores do Instagram. Com a ampla divulgação, realizamos o I Processo Seletivo para integrar novos ligantes, consequentemente, veio o “II Café com Cuscuz” com o tema “Sejam Bem-vindos”. Com a realização do processo seletivo, buscamos a interação dos professores, estudantes fundadores e os demais discentes em atividades de imersão sobre a SOBEST, Feridas e Estomas, visitas técnicas a serviços especializados e introdução à metodologia científica, a fim de inserir precocemente os estudantes no campo da pesquisa. Realizamos nosso “I Café com Cuscuz aberto ao público”, que contou com a participação de estudantes, profissionais da saúde e especialistas, onde foi abordado “Cuidados com o Pé Diabético & Empreendedorismo na Estomaterapia” e posteriormente atividade de extensão durante as férias dos discentes, com o tema “Cobertura Especiais”. Conclusão: O processo participação ativa de atividades de ensino, pesquisa e extensão proporcionou aos discentes protagonismo e autonomia na execução de atividades e ampliação do crescimento científico, no qual desperta pensamento crítico, reflexivo e social.

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

RAQUEL ALENCAR DE ANDRADE, E. ., BARBOSA DA SILVA, B. ., ASSUNÇÃO LEMOS, B. ., PETRINA NUNES DE SOUSA, B. ., HENRIQUE ARAÚJO LIMA, K. ., LARISSA DE MELO ARAÚJO, S. ., MENDES ARAÚJO FERREIRA, T. ., & HENRIQUE GONÇALVES AGUIAR, M. . (2023). ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA NO SERTÃO DE PERNAMBUCO. Congresso Brasileiro De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/831