ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA NO SERTÃO DE PERNAMBUCO
Resumo
Introdução: Durante a formação acadêmica na área da saúde existe uma preocupação com a transmissão de conteúdos e atividades práticas que possibilite a compreensão dos sujeitos, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão1. As Ligas Acadêmicas, por consistirem em espaços de atividades extracurriculares organizadas por discentes sob a supervisão de professores, têm extrema importância na construção curricular e formação dos alunos, oferecendo conhecimentos necessários com foco na troca de saberes e necessidades sociais2,3. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (LAEE)/UNINASSAU, em seus diversos aspectos, com enfoque nas atividades acadêmicas e extramuros da universidade. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, acerca das atividades desenvolvidas pelos membros da LAEE no sertão de Pernambuco, desde a sua implantação. A LAEE conta com 12 estudantes integrantes, 1 coordenador e 2 orientadoras, todos da área da Enfermagem, com a finalidade de despertar o interesse dos participantes pela Estomaterapia e desenvolver vivência teórico-prática aos alunos durante a graduação, além de estimular as publicações científicas. Resultados: Os discentes participantes desenvolvem habilidades como liderança, cooperação, gestão e autogestão. A liga iniciou suas atividades com a primeira aula inaugural, para imersão básica na Estomaterapia, intitulada como o "I° Café com Cuscuz”. Quinzenalmente os membros da liga se reúnem e promovem momentos de compartilhamento de saberes oriundos de referenciais teóricos, atuações práticas e planejamento de atividades. Investiu-se na comunicação através das redes sociais para divulgação, interação e troca de saberes entre os seguidores do Instagram. Com a ampla divulgação, realizamos o I Processo Seletivo para integrar novos ligantes, consequentemente, veio o “II Café com Cuscuz” com o tema “Sejam Bem-vindos”. Com a realização do processo seletivo, buscamos a interação dos professores, estudantes fundadores e os demais discentes em atividades de imersão sobre a SOBEST, Feridas e Estomas, visitas técnicas a serviços especializados e introdução à metodologia científica, a fim de inserir precocemente os estudantes no campo da pesquisa. Realizamos nosso “I Café com Cuscuz aberto ao público”, que contou com a participação de estudantes, profissionais da saúde e especialistas, onde foi abordado “Cuidados com o Pé Diabético & Empreendedorismo na Estomaterapia” e posteriormente atividade de extensão durante as férias dos discentes, com o tema “Cobertura Especiais”. Conclusão: O processo participação ativa de atividades de ensino, pesquisa e extensão proporcionou aos discentes protagonismo e autonomia na execução de atividades e ampliação do crescimento científico, no qual desperta pensamento crítico, reflexivo e social.