CONTRIBUIÇÕES DE UMA LIGA ACADÊMICA DE ESTOMATERAPIA PARA A ENFERMAGEM

Autores

  • VANESSA FARIA DE FREITAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • JUNIA KAROLINA DA LUZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • MARCOS VINÍCIUS SILVA MENDES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • SAMUEL DE PAULA PINHEIRO DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • ANA JÚLIA SILVA PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • CAROLINE AMBIRES MADUREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • ISABELA PARAVENTI VARELLA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • JULIANO TEIXEIRA MORAES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Resumo

Introdução: as Ligas Acadêmicas de Enfermagem em Estomaterapia são importantes para o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas aos cuidados com feridas, estomias e incontinências e podem contribuir com a carreira de futuros enfermeiros pois contemplam o tripé ensino, pesquisa e extensão. Os estudantes além de tentarem preencher as carências do currículo formal, proporcionalmente, aumentam a interação entre colegas e profissionais que já atuam na mesma área de foco abordado, potencializando o aprendizado teórico-prático. Essa interação entre áreas do conhecimento, como ensino, pesquisa, extensão e a assistência são atividades voltadas para a cidadania, benéficas à sociedade em geral (1,2). Sabe-se que a escolha de uma especialidade profissional caracteriza-se como importante momento de transformação pessoal e social, impregnada de simbolismos e significações individuais e coletivas, não constituindo, portanto, uma opção tão simples e fácil como pode parecer. É multidimensional, complexa e plurideterminada por inúmeros fatores pessoais, sociais, filosóficos, políticos e econômicos, dentre outros (3). Neste sentido, no ano de 2020 os alunos da graduação do curso de enfermagem, a partir da necessidade de aprofundar os conhecimentos nos assuntos referentes à estomaterapia, fundaram uma liga acadêmica. Objetivo: relatar a experiência do envolvimento de estudantes em uma liga acadêmica de estomaterapia de uma universidade federal. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia, de uma Unidade Federal do interior de Minas Gerais. A liga é composta por seis discentes, vice-coordenador e um coordenador estomaterapeuta. Conta com a estrutura física do Campus da Universidade, que são: salas de aula, sala de informática, laboratório de habilidades e simulação realística, auditório e sala de conferência. Resultado: a liga foi criada em agosto de 2020 e registrada pela e registrada pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) em outubro de 2021. O grupo desempenha atividades de ensino, pesquisa e extensão nas três áreas da estomaterapia. Os estudantes participantes da liga têm a oportunidade de organizar atividades extracurriculares como capacitações, cursos, pesquisas e estágios. Dentre as ações elaboradas, destacam-se os eventos on-line em âmbito nacional; encontros com pacientes com estomias para nortear a atuação do enfermeiro a partir da escuta ativa; estágios extracurriculares; educação em saúde em mídias sociais; desenvolvimento de artigos científicos; aulas temáticas sobre estomias, disfunções anorretais, incontinência urinária, atendimento ao paciente queimado, feridas oncológicas e coberturas interativas. Conclusão: diante do exposto, pode-se afirmar que a liga proporciona aos seus estudantes a visão ampliada da atuação do enfermeiro estomaterapeuta diante a teoria e vivências práticas.

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

FARIA DE FREITAS, V. ., KAROLINA DA LUZ, J. ., VINÍCIUS SILVA MENDES, M. ., DE PAULA PINHEIRO DA SILVA, S. ., JÚLIA SILVA PEREIRA, A. ., AMBIRES MADUREIRA, C. ., PARAVENTI VARELLA, I. ., & TEIXEIRA MORAES, J. . (2023). CONTRIBUIÇÕES DE UMA LIGA ACADÊMICA DE ESTOMATERAPIA PARA A ENFERMAGEM. Congresso Brasileiro De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/835