ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS: CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS EM SAÚDE APLICADAS EM AMBULATÓRIO DE FERIDAS
Resumo
INTRODUÇÃO: A elaboração de Educações em Saúde e suas tecnologias por alunos do curso de enfermagem é primordial¹. Durante esse processo os alunos adquirem conhecimento de forma ativa sobre diferentes assuntos que são essenciais para a prática profissional², além de aprenderem a repassar essas informações de forma clara e acessível, para que sejam compreendidas por pessoas de diferentes idades e níveis educacionais. Desenvolver tecnologias educativas, consideradas estratégias pedagógicas, contribuem na promoção do conhecimento, podendo ser veiculadas como objetos ou como saberes construídos3. A Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia de uma Universidade Federal, tem como atividade interna, a confecção de tecnologias educativas para as extensões, abordando assuntos na área de estomaterapia (feridas, estomias e incontinências), que fazem parte do contexto de saúde geral. OBJETIVO: Descrever a experiência de desenvolvimento e implementação de tecnologias em saúde em ações de extensão universitária. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre construção de tecnologias educativas por alunos da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia. O material de apoio foi utilizado para ações de educação em saúde realizadas em ambulatório de feridas de um hospital escola de nível terciário, localizado em Fortaleza-Ceará-Brasil. As educações em saúde foram desenvolvidas em conjunto pelos participantes da liga, entre eles, alunos, professores estomaterapeutas e enfermeiros colaboradores. Os temas selecionados foram: alimentação saudável, prática de exercícios físicos e uso de substâncias químicas. Na construção optou-se por desenvolver tecnologias de fácil compreensão, utilizando linguagem acessível e dinâmicas, para que todos os públicos fossem alcançados, mantendo assim, uma comunicação efetiva. RESULTADOS: A elaboração dos materiais educativos se iniciou na investigação de temáticas que fossem pertinentes aos clientes do ambulatório. Após a identificação dos temas a serem abordados, foram realizadas revisões bibliográficas em livros e artigos que abordavam as temáticas. Em seguida, foram selecionadas as formas mais adequadas de construção de tecnologias que auxiliassem na assimilação do assunto abordado: folders, cartazes ou maquetes. Os materiais foram utilizados nas estratégias de educação em saúde e, seguidamente, passaram por alterações em suas composições, conforme os feedbacks recebidos durante as ações. Esse processo de elaboração se mostrou essencial e eficaz quanto a construção de conhecimento, tanto pela recepção e retorno positivo por parte do público alvo, quanto no desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional dos participantes desse processo de elaboração. CONCLUSÃO: O desenvolvimento de tecnologias educativas para ações que promovem a saúde são de extrema importância, visto que contribuem para a formação acadêmica dos alunos envolvidos e é um importante pilar de retorno da universidade para a sociedade. Essa atividade de construção proporciona desenvolver o senso criativo, assim, tendo-se um método de aprendizagem dinâmico e produtivo.