INCONTINÊNCIA URINÁRIA: INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM SHOPPING CENTER
Resumo
Introdução: A Educação em Saúde é um método de intervenção de baixo custo e eficaz, que envolve a participação multidisciplinar. Ela é capaz de atuar como ferramenta de intercessão social, que constrói o conhecimento dos indivíduos acerca do processo saúde-doença, tornando-os capazes de melhorar sua qualidade de vida.1 A Enfermagem, como figura responsável pela promoção da saúde, tem o dever de utilizar educação em saúde como mecanismo para manter a integridade da saúde da população. O tema em questão é a incontinência urinária (IU), que se define como perda de urina em quantidade e frequência suficientes para causar desconforto ao indivíduo.4 Além do envelhecimento, aspectos, como: genética, gestações, paridade e obesidade; entram nos fatores de risco para a IU, ampliando sua prevalência, caracterizando como um problema para a saúde pública.2,3 Dessa forma, faz-se necessário sua abordagem junto a sociedade, desenvolvendo estratégias preventivas, diagnóstico precoce e tratamento. Objetivo: Descrever a experiência da realização de intervenção educativa sobre IU. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos e colaboradores da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia de uma Universidade Federal. A ação foi realizada em um shopping, localizado em Fortaleza, Ceará, em março de 2023, com o tema: “Orientações de Saúde: Incontinência Urinária”. A atividade foi dividida em três etapas: apresentação do tema; entrega de folders e dinâmica de mitos e verdades. Resultados: No primeiro momento, os participantes foram abordados individualmente para análise do conhecimento prévio sobre IU, desenvolvendo-se assim as definições, os sinais e sintomas, as formas de tratamento e a prevenção. Os folders contendo as mesmas informações foram entregues. Em seguida, foi realizada uma dinâmica de mitos e verdades sobre a temática, dividindo-a em três categorias: prevenção, sintomas e tratamento. Totalizou-se setenta participantes, sendo a sua maioria mulheres. Durante a ação, notou-se o envolvimento dos participantes em relação à importância do conhecimento sobre o tema. Houve relato de pessoas com sinais e sintomas de IU, que não eram acompanhadas nas unidades de saúde, devido a sua escassa compreensão sobre o assunto. O uso de folder e dinâmica estimulou o envolvimento do público, sendo considerada uma estratégia positiva, ao viabilizar o acesso ao conhecimento exposto de forma oral e visual. Conclusão: Diante do exposto, conclui-se que a atuação do ligante no desenvolvimento de estratégias de educação em saúde é engrandecedora, tanto para os futuros profissionais quanto para a população. A disseminação do conhecimento com base científica e adaptada ao público acerca da IU habilitou os ouvintes no reconhecimento de seu próprio estado de saúde, cumprindo a meta central da atividade de promoção do bem estar biopsicossocial.