VÍDEOCAST ESTOMATERAPIA FLORENCENTE UMA TECNOLOGIA PARA DIVULGAÇÃO DA ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A estomaterapia é uma especialidade exclusiva do enfermeiro voltada a ações de promoção e atenção integral à saúde, em seus aspectos preventivo, curativo e de reabilitação, que abrange as áreas de estomias, feridas e incontinências anal e urinária, fístulas, cateteres e drenos. A especialidade no Brasil é representada pela Associação Brasileia de Estomaterapia (SOBEST), uma instituição de caráter científico e cultural reconhecida internacionalmente1. Entendendo a importância da SOBEST e a necessidade, ainda, de divulgação da especialidade, projetos que usam a tecnologia são aliados para expansão, divulgação e fomento do conhecimento. Nesse contexto, os podcasts vem ganhando espaço e impactam positivamente devido à sua praticidade e conveniência. Os podcasts são programas em formato de áudio disponibilizados em plataformas digitais de streaming de comunicação por meio da internet de forma livre para que todos tenham acesso, com a intenção de transmitir algum tipo de informação2. Os podcasts são usados para comunicação e transmissão de informações em diversas áreas. Com o aparecimento do podcast, os bloggers inovaram os formatos transmitidos pela web, utilizando para o efeito vídeos gerados por câmeras digitais ou por dispositivos móveis. Foram assim nascendo as novas gerações do “cast”, como o videocast ou vodcast e o mobcast3. Essas tecnologias também são utilizadas para a disseminação de conhecimento sobre saúde, bem-estar e corpo humano, uma vez que, muitos especialistas são convidados para participarem de programas e disseminarem a educação em saúde de qualidade e segura4. Nesse sentido, para contribuir para a divulgação da especialidade, construiu-se o videocast Estomaterapia Florencente. Objetivo: Descrever o processo de construção do vídeocast “Estomaterapia Florencente” como tecnologia para divulgar a Enfermagem em Estomaterapia. Método: Estudo descritivo do tipo Relato de experiência sobre o desenvolvimento do videocast Estomaterapia Florencente. O processo de construção aconteceu em sete etapas, sendo as três últimas de caráter recorrente: 1) Idealização do projeto; 2) Escolha do nome e Mapeamento nas plataformas digitais; 3) Construção da Identidade visual; 4) Seleção das plataformas de distribuição; 5) Local para gravação; 6) Escolha dos convidados 7) Gravação, edição e ancoragem. O período de construção do projeto aconteceu do dia 30 de abril à 22 de maio de 2023, com a estreia em 15 de maio de 2023. Resultados: O cerne do projeto reside na utilização do videocast como veículo para disseminação dos conhecimentos da Enfermagem em Estomaterapia, contando com a participação de profissionais renomados na área. Para tal, foram seguidas as etapas descritas a seguir: 1) Idealização do projeto: a ideia surgiu entre duas Estomaterapeuta e uma Enfermeira com trajetória na Estomaterapia, que sentiam a necessidade de divulgar a especialidade tanto para enfermeiros como para os demais profissionais da saúde. 2) Escolha do nome e Mapeamento nas plataformas digitais: o nome “Estomaterapia Florencente” foi criado com o intuito de reportar não só a Estomaterapia como também a Enfermagem, com referência a Florence Nightingale, fundadora da Enfermagem moderna. Por isso, escolheu-se Florencente como florescente que remete a lâmpada, símbolo da Enfermagem, florescer, no sentido de construção e evolução enquanto profissionais em busca de aperfeiçoamento técnico e científico. Para certificar sobre o caráter inédito do projeto foram realizadas buscas nas principais plataformas de distribuição de programas: Spotify, Google Podcasts, Youtube e SoundCloud, utilizando as palavras-chave “Florencente”, “Enfermagem Florencente”, “Estomaterapia Florencente” e não foram encontrados programas com esse título até o dia 02 de maio 2023. 3) Construção da Identidade visual: A identidade visual incluindo a fonte, cores e logomarca foi desenvolvida no programa Canva Pro pelas próprias idealizadoras do projeto; incluindo som e efeitos da vinheta que acompanham os episódios. 4) Seleção das plataformas de distribuição: as autoras escolheram o Youtube, uma das plataformas mais utilizadas para visualização de vídeos, para ancorar os episódios. Para tanto, foi criado o canal Estomaterapia Florencente. Para a divulgação, são usados o Instagram e Whatsapp, por meio de postagens periódicas que vão desde o desenvolvimento, com a escolha do convidado, gravação e edição até o dia da publicação do episódio no Youtube. O uso dessas redes sociais gerou engajamento e aproximação com o público-alvo. 5) Local para gravação: para a escolha do local de gravação foi realizado uma busca no Google sobre os estúdios que realizam podcast em Fortaleza-Ceará. O critério de escolha do estúdio foi a qualidade da gravação, som, quantidade de participantes e custos para a produção. 6) Escolha dos convidados: a eleição dos primeiros convidados contemplou estomaterapeutas que fizeram parte do desenvolvimento histórico da Estomaterapia no Ceará. Os profissionais recebem um convite com o tema base, localização do estúdio de gravação e horário. Além disso, é enviado um roteiro com questões norteadoras, pois a proposta é conservar a naturalidade da conversa, prezando sempre pela subjetividade e experiência de cada um. 7) Gravação, edição e ancoragem: no estúdio de gravação, os profissionais técnicos responsáveis realizam orientações sobre o posicionamento dos microfones, testes de áudio e vídeo, a fim de manter a qualidade do produto final. O tempo médio de cada episódio é de 40 minutos, não sendo estipulado um período fixo para garantir a fluidez da conversa, característica dos videocasts. Os vídeos gravados são disponibilizados para as idealizadoras que realizam a edição do vídeo por meio do programa Movie Maker disponível gratuitamente na Microsoft Store. Para edição, as autoras assistem ao vídeo completo em separado e cada uma elenca informações importantes, eventuais falhas de gravação e ideias para uso em posteriori nas redes sociais. Em seguida, e em reunião, é realizada a edição em si, para chegar ao produto final. Esse processo é feito de acordo com complexidade da gravação. Os episódios são ancorados no canal do Youtube @EstomaterapiaFlorencente criado para esse fim. Próximo a completar três meses, já foram lançados quatro vídeos com os temas: “Estomaterapia Florencente – Quem somos”, no dia 15 de maio de 2023, com 178 visualizações, “Estomaterapia no Ceará” no dia 22 de maio de 2023, com 287 visualizações, “Estomaterapia no Ceará: como tudo começou”, no dia 10 de julho de 2023 com 155 visualizações, “Estomaterapia e empreendedorismo”, no dia 4 de agosto de 2023, com 56 visualizações. Conclusão: A "Estomaterapia Florencente" mostrou-se uma iniciativa valiosa e inovadora para divulgar a especialidade da Enfermagem em Estomaterapia por meio do uso de podcasts e plataformas digitais. Durante as sete etapas do processo de construção do podcast, desde a idealização até a publicação dos episódios, as idealizadoras demonstraram dedicação e criatividade. A parceria com convidados especialistas da área contribuiu para a riqueza das conversas e a disseminação de conhecimento relevante. O processo de gravação e edição dos episódios é cuidadosamente realizado, preservando a autenticidade e a personalidade das apresentadoras e participantes. Dessa forma, o "Estomaterapia Florencente" mostrou- se um exemplo inspirador de como a tecnologia, especialmente os podcasts, pode ser uma aliada eficaz na expansão do conhecimento em saúde e na divulgação de especialidades como a Estomaterapia. Espera-se que iniciativas como essa continuem a crescer e alcançar cada vez mais pessoas, promovendo a divulgação e a valorização da Enfermagem em Estomaterapia.