CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGÍA-EDUCATIVA SOBRE PREVENÇÃO DE PÉ DIABÉTICO: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A COMUNIDADE
Resumo
Introdução: O pé diabético representa uma complicação prevalente e potencialmente grave em pessoas diagnosticadas com Diabetes Mellitus. O conhecimento dos fatores desencadeantes é a base para mitigar e prevenir ulcerações e amputações dos membros inferiores. As ações de promoção da saúde na universidade, como a construção de tecnologias-educativas, têm como interesse promover a qualidade de vida e as condições favoráveis à saúde de suas comunidades externas, por meio da orientação, redução de comportamentos de risco e criação de ambientes saudáveis. A educação em saúde como estratégia para disseminar o conhecimento, se mostra como a principal medida na prevenção de lesões dos membros inferiores, em associação com as medidas de controle dos hábitos de vida, suporte nutricional, tratamento das comorbidades e o controle glicêmico. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de Enfermagem na construção de uma tecnologia-educativa para a comunidade sobre a prevenção de pé diabético. Desenvolvimento: Trata-se de relato de experiência de estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na criação de uma tecnologia educativa sobre a prevenção do Pé Diabético. Essa tecnologia foi desenvolvida para profissionais de saúde e para a comunidade da Região Metropolitana de Curitiba, sendo apresentada durante uma exposição de saúde municipal. O material abordou a epidemiologia, fisiopatologia, impactos, sintomas e formas de prevenção, além de oferecer informações adicionais por meio de códigos QR code que direcionavam para o álbum seriado de Diabetes Mellitus, site do curso de Enfermagem da UFPR e Instagram da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (LAENFE). A tecnologia educativa foi projetada para ser acessível e concisa, utilizando cores atrativas, e pode ser compartilhada tanto virtualmente em redes sociais quanto fisicamente em cartazes e panfletos. Considerações finais: O desenvolvimento de tecnologias-educativas é capaz de aprimorar a orientação do profissional de saúde, tornando-a mais efetiva e de fácil compreensão. A introdução de tecnologias em saúde pode promover a segurança e autonomia no autocuidado de pessoas para além das instituições de saúde, disponibilizando informações com embasamento científico. Ao mesmo tempo em que permite à comunidade expressar suas necessidades e estabelecer uma comunicação eficaz com os profissionais de saúde, promovendo a adoção de medidas adequadas tanto para os profissionais quanto para os usuários sob sua responsabilidade a fim de prevenir a ocorrência do pé diabético. Contribuições para a Estomaterapia: O material desenvolvido conseguiu ampliar o acesso à informação sobre o cuidado e prevenção do pé diabético na comunidade, fortalecendo os pilares de ensino, pesquisa e extensão da Liga Acadêmica, ressaltando a interligação entre eles. Além de promover a educação em saúde para a comunidade, o trabalho reforçou o papel do enfermeiro na promoção da saúde e o reconhecimento da área de feridas na estomaterapia. Como resultado, permitiu aos estudantes a autonomia para internalizar e compartilhar o conhecimento adquirido com profissionais experientes, beneficiando assim a comunidade.