IMPLEMENTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE FERIDAS INFORMATIZADO EM UM HOSPITAL ESCOLA

Autores

  • Vanessa Abreu Da Silva HC UNICAMP
  • Michele De Freitas Neves Da Silva HC UNICAMP
  • Marco Antonio Pacheco Júnior UNICAMP
  • Renata Cristina Gasparino FACULDADE DE ENFERMAGEM -UNICAMP
  • Eliete Boaventura Bargas Zeferino HC - UNICAMP

Palavras-chave:

Feridas e ferimentos, Enfermagem, Estomaterapia

Resumo

INTRODUÇÃO: Feridas e seus complicações representam um importante desafio de saúde, com estimativas de uma prevalência de 2 a 3,55 por 1000 população, com inúmeros impactos na saúde física e mental do paciente e sua família, além de um importante incremento no custo relacionado ao seu tratamento. A avaliação de feridas pode ser definida como informações obtidas através da observação, questionamento, exame físico e clínico para investigações para fornecer informações para formular um plano de gestão da ferida. Pode também fornecer uma linha de base a partir da qual monitorar a ferida, a eficácia das estratégias terapêuticas ao longo do tempo e o impacto sobre o bem-estar e qualidade de vida do paciente. Para o adequado planejamento do tratamento de feridas, uma avaliação precisa é fundamental para direcionar a proposta terapêutica, bem como acompanhar a evolução e a resposta ao tratamento implementado. Muitos são os aspectos que devem ser considerados na avaliação sistemática de uma ferida, neste cenário a utilização de instrumentos para avaliação deve ser considerada pois direciona o avaliador sobre quais aspectos devem ser investigados e padronizar o procedimento nas instituições de saúde. OBJETIVO: Descrever a implementação de um instrumento de avaliação de feridas no sistema de prontuário eletrônico de um hospital escola. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, onde foi realizado a implementação de um instrumento de avaliação de feridas (previamente submetido a avaliação de conteúdo) no sistema de prontuário eletrônico em um hospital escola no interior do estado de São Paulo. Em seguida foi realizado o treinamento dos enfermeiros sobre o procedimento para preenchimento do instrumento e iniciado seu uso na instituição.
RESULTADOS:Trata se de um instrumento de múltipla escolha, onde o enfermeiro selecionada a característica da ferida em cada um dos itens da avaliação, são eles: etiologia, localização, classificação (em se tratando de lesão por pressão), medidas (comprimento, largura e profundidade), tipo de tecido de preencher o leito da ferida, características do exsudato (coloração), quantidade de exsudato, classificação do odor (de acordo com a escala de Teller), característica da borda da ferida, da pele ao redor, presença de espaço morto e por fim qual a prioridade no tratamento da ferida (desbridamento, controle de infecção,manutenção da umidade, proteção da ferida, dentre outros). O escore da avaliação da ferida aparece no campo de evolução de enfermagem e além disso é possível gerar um relatório final com a avaliação da ferida, o escore de cada característica e a pontuação total. O hospital agora conta com um instrumento informatizado, disponível no prontuário eletrônico do paciente para registro de avaliação das principais características da ferida.
CONCLUSÃO:Foi realizada a implementação de um instrumento de avaliação de feridas no sistema de prontuário eletrônico e este disponível para o registro da avaliação da ferida no prontuário do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Sibbald RG, et Al. Wound Bed Preparation. Advances In Skin & Wound Care. April 2021: 183-195. Wilson M. Understanding The Basics Of Wound Assessment Wounds Essentials. 2012, 2:6-9. Moore Z, Et Al. Time Cdst: An Updated Tool To Address The Current Challenges In Wound Care Journal Of Wound Care. 2019; 28(3) March 2019: 154-161.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Silva, V. A. D. ., Silva, M. D. F. N. D. ., Júnior, M. A. P. ., Gasparino, R. C. ., & Zeferino, E. B. B. . (2021). IMPLEMENTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE FERIDAS INFORMATIZADO EM UM HOSPITAL ESCOLA. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/104

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.