INFOGRÁFICO ANIMADO PARA PREVENÇÃO DE LESÕES POR FRICÇÃO EM IDOSOS
Palavras-chave:
Idosos, Estomaterapia, Tecnologias da Informação e ComunicaçãoResumo
INTRODUÇÃO: As modificações cutâneas ocasionadas pelo envelhecimento estão associadas a fatores como pressão, umidade, fricção, cisalhamento ou trauma mecânico tornam o idoso mais vulnerável e suscetível ao aparecimento de lesões por fricção (LF)¹. São lesões decorrentes da redução da espessura das camadas da pele, da umidade, elasticidade e resistência²,³. Nesse contexto, a Enfermagem Enfermagem pode atuar na prevenção e promoção de saúde utilizando recursos tecnológicos. Neste contexto, o infográfico é uma dessas tecnologias, que contribui através de linguagem acessível para apresentar informações por meio de associação de imagem e textos, propiciando a aprendizagem e auto aprendizagem. OBJETIVO: desenvolver infográfico animado para idosos como ferramenta educativa para prevenção de Lesão por Fricção. MÉTODO: estudo de produção tecnológica desenvolvido em duas etapas: estudo transversal e elaboração de infográfico. A primeira etapa foi desenvolvida entre junho de 2019 e janeiro de 2020 em dois Centros de Saúde do município de Florianópolis, com idosos acima de 60 anos, cadastrados pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada mediante aplicação de um formulário com determinantes clínicos, socioeconômicos, familiares e terapêuticos, realização de exame clínico da pele e de Índice Tornozelo Braquial. A análise foi por estatística descritiva simples. A segunda etapa constou na elaboração do infográfico animado segundo Winder e Dowlatabadi4. Conduziu-se o roteiro a partir dos dados de revisão de escopo e os dados obtidos na entrevista, além do desenvolvimento do painel semântico na direção de arte, gravação de voz, storyboard e o animatic. Na etapa final de criação foi avaliado por dez idosos.
Este estudo está vinculado a um macroprojeto de pesquisa financiado pelo CNPq intitulado: “Estratificação de risco e intervenções de enfermagem no diagnóstico, prevenção e tratamento de skin tears e lesões por pressão em idosos”, aprovado por Comitê de Ética sob parecer nº 2.390.948 e CAAE 74769317.5.1001.0121. RESULTADOS: Realizadas 42 entrevistas com idosos causeanos, entre 63 e 91 anos, maioria do sexo feminino, casados, residentes com filhos, com ensino fundamental completo e não possuíam cuidadores. As comorbidades prevalentes foram Hipertensão arterial e Diabetes; e as terapias medicamentosas mais utilizadas foram os anti-hipertensivos, estatinas e hipoglicemiantes orais. Apenas 4,8% ingerem mais que 2 litros de água/dia; 40,5% têm sobrepeso. Três pacientes apresentaram LF em membros superiores e inferiores, estadiadas em 1 e 2. Alterações de pele mais evidenciadas: varizes (73,8%), ressecamento da pele (61,9%) e ausência de pelos (57,1%). O infográfico animado foi elaborado em 36 telas, duração de 6 minutos e aborda cuidados preventivos para Lesão por Fricção, cuidados com a pele e saúde em geral; além de cuidados com o ambiente doméstico.
CONCLUSÃO: O infográfico animado buscou gerar mais autonomia e independência para idosos, familiares e cuidadores, além de ser um material educativo de aplicabilidade para o ensino e assistência, sendo mais uma ferramenta útil para uso dos profissionais de saúde nos processos de educação em saúde.
Downloads
Métricas
Referências
Strazieri-Pulido, KC. Adaptação cultural e validação do instrumento “star skin tear classification system”, para a língua portuguesa no Brasil [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. 2010. 2. LeBlanc K, Baranoski S, Holloway S, Langemo D. Validation of a New Classification System for Skin Tears. Adv Skin Wound Care [Internet].
Jun;26(6):263–5. Available from: https://journals.lww.com/00129334- 201306000-00007 3. Oliveira-Santos L, Dantas-Avelino F, Araújo-Luz M, Cavalcante T, Mendes-Silva J, de-Sousa-Santos C. Características demográficas e clínicas de pacientes de unidades de terapia intensiva com úlcera por pressão. Revista de Enfermagem UFPE on line [Internet]. 2015 Nov 10; 10(1): 225-231. Available from:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/10944 4. Winder C, Dowlatabadi Z. Producing Animation. 2. ed. Editora Focal Press, 2011.