CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA AUDIOVISUAL PARA ORIENTAÇÃO DO DIÁRIO MICCIONAL VOLTADA PARA PACIENTES COM DISFUNÇÃO DO TRATO URINÁRIO INFERIOR
Resumo
Introdução: O diário miccional é um método simples e investigativo utilizado pelos profissionais, para avaliar distúrbios miccionais que acometem o trato urinário inferior. Por meio dessa ferramenta, o profissional poderá analisar o comportamento do paciente, fazendo uma análise criteriosa para diagnósticos e implementação de terapias comportamentais eficientes1. A ferramenta deve ser utilizada nas 24h em um período de três dias, que podem ou não serem consecutivos. No diário, o paciente registra a ingesta hídrica e suas eliminações vesicais. As informações obtidas decorrentes deste registro, guia o profissional a uma investigação do distúrbio miccional apresentado. Com a aplicação do diário, o enfermeiro estomaterapeuta pode identificar múltiplas disfunções miccionais, a saber: anúria, enurese, poliúria, polaciúria, noctúria, urgência miccional, perda de urina aos esforços, capacidade de armazenamento da bexiga, incontinências, e sinais sugestivos de patologias que interferem no funcionamento do trato urinário inferior. Apesar da sua relevância para avaliação e tratamento, observou- se que os pacientes possuem dificuldades na compreensão da sua importância e registro correto. Objetivo: Relatar a experiência da construção de ferramenta audiovisual para orientação do correto preenchimento do diário miccional por pacientes em avaliação de disfunções do trato urinário inferior pelo enfermeiro estomaterapeuta. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que destaca a construção de um vídeo educativo/explicativo para o correto registro do diário miccional por pacientes avaliados e acompanhados pelo enfermeiro estomaterapeuta. A experiência ocorreu entre os meses de abril e maio de 2023. Desenvolvimento: A construção da ferramenta ocorreu em duas etapas. A primeira etapa foi a de organização, que incluiu o planejamento do trabalho e a produção do roteiro a ser seguido. A segunda etapa foi de confecção do vídeo, que diz respeito a gravação propriamente dita. Após essas etapas, iniciou-se a implementação da ferramenta educativa no serviço que foi apresentada, pelo enfermeiro estomaterapeuta aos pacientes durante o atendimento, quando solicitado a realização do diário miccional. Importante informar que o vídeo foi disponibilizado aos pacientes para revisitar e tirar dúvidas quando necessário, durante os três dias de preenchimento do diário miccional. Considerações finais: Observou-se que, com o auxílio do vídeo educativo/explicativo, os pacientes puderam ter uma melhor compreensão do que está sendo solicitado. Destacou-se também que a ferramenta serviu de suporte e guia de orientação para o enfermeiro, norteando sua explicação e favorecendo uma comunicação mais assertiva e direta com o usuário. Contribuições para Estomaterapia: A utilização de ferramentas audiovisuais como meio de educação em saúde, voltada a facilitar a compreensão dos usuários, pode contribuir com a avaliação mais fidedigna dos hábitos miccionais apresentados, para que o enfermeiro possa planejar uma assistência direcionada as reais necessidades do paciente. Assim, trata-se de um recurso viável para contribuir com a prática profissional e educativa do público assistido.