MANEJO DA BOTA DE UNNA EM PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA: É POSSÍVEL COMPLICAR?

Autores

  • Maria Gabriella Campos Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
  • Letícia Eugênio Mota UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
  • Thallita Claudia Moraes Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
  • Daniel Nogueira Cortez UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

Palavras-chave:

Bandagens de Compressão, Capacitação, Cicatrização de Feridas, Estomaterapia

Resumo

Introdução: A insuficiência venosa nos membros inferiores é caracterizada pela alteração das funcionalidades do sistema venoso periférico decorrente de aspectos multifatoriais, no qual apresenta como principal complicação, a úlcera venosa². O tratamento de úlceras venosas é dinâmico e complexo, em que requer do profissional conhecimento atualizado e capacitação constante, para realizar a avaliação e a escolha terapêutica adequada 3,4. As coberturas primárias utilizadas no tratamento, devem ser apropriadas quanto aos aspectos da ferida e as secundárias devem favorecer o funcionamento sadio do sistema venoso, sendo referenciado o uso da bota de Unna. A efetividade da aplicação está relacionada com fatores intrínsecos e extrínsecos do paciente, com a atuação da equipe multiprofissional, bem como do uso de terapias adjuvantes e a técnica correta de passagem, uma vez que a aplicação incorreta desta terapia se torna ineficaz no tratamento, oferece riscos de complicações e ainda aumenta a taxa de recidivas ou de aparecimento de novas úlceras¹. Objetivo: Discorrer acerca da competência da aplicação da terapia compressiva inelástica e as consequências da mesma, bem como o uso associado de terapia adjuvante. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado em um projeto de extensão e pesquisa de cuidados de lesões cutâneas para o caso: exposição de tendão, aplicação de bota de Unna e necessidade de capacitação para os profissionais. O projeto é desenvolvido em um ambulatório universitário, no serviço de atenção secundária à saúde, em parceria entre a universidade e a secretaria municipal de saúde, afim de colaborar na capacitação e matriciamento da rede municipal, formação de discentes e atendimento de casos complexos encaminhados pela atenção primária. O projeto está aprovado no comitê de ética sob parecer número 863.835, com assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos participantes.
Resultado: Dentre as diversas etiologias clínicas atendidas no ambulatório, inúmeros pacientes com lesões venosas apresentaram sucesso de cicatrização com o uso de bota de Unna. Em 2021, foi encaminhado para que a equipe do projeto acompanhasse um caso de exposição de tendão, decorrente da aplicação inadequada da bota de Unna por outros profissionais, o que gerou inquietação dos pesquisadores. Após a admissão do paciente, foram realizadas 10 consultas de enfermagem para execução de curativos, associadas a 15 sessões de terapia hiperbárica para cicatrização da mesma. Diante do contexto, a equipe refletiu acerca da aptidão dos enfermeiros da atenção básica para a aplicação da bota de Unna e a percepção destes profissionais a respeito do risco de surgimento de eventos adversos decorrentes da passagem inadequada da cobertura, como a recidiva e regressão de úlceras. Conclusão: Diante do caso apresentado, a equipe observou a necessidade de reflexão sobre a relativização da aplicação de enfaixamentos pela enfermagem e a importância da interação e qualificação da equipe multiprofissional. Contudo, é fundamental a capacitação de profissionais para a técnica correta, visto que o tratamento de feridas é dinâmico e exige estudos contínuos pelo enfermeiro, visando reduzir os riscos de situações adversas e maximizar a segurança e excelência da assistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Aguiar JK, Guedes HM, Lara MO, Stuchi RAG, Lucas TC, Martins DA. Evolution of healing ulcers in the lower limbs of patients using Unna boot associated with shiatsu. Rev Fun Care Online. 2020 jan/dez; 12:332- 336. [2] Cardoso LV et al. Terapia da bota de Unna na redução do edema em portadores de lesão venosa [Tese]. Ribeirão Preto: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; 2018. [3] Cardoso LV, Godoy JMP, Godoy MFG, Czorny RCN. Compression therapy: Unna boot applied to venous injuries: an integrative review of the literature. Rev Esc Enferm USP.

;52:e03394. [4] Oliveira LSB, Costa ECL, Matias JG, Amorim LLB. The effects of nursing team training on the evaluation and care of patients with wounds. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 5, p.29707-29725, may. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Nunes, M. G. C. ., Mota, L. E. ., Barbosa, T. C. M. ., & Cortez, D. N. . (2021). MANEJO DA BOTA DE UNNA EM PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA: É POSSÍVEL COMPLICAR?. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/108