EXPERIÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DA SOBEST® NA DIFUSÃO DA ESTOMATERAPIA NO BRASIL POR MEIO DAS MÍDIAS DIGITAIS

Autores

  • Adriane Aparecida Da Costa Faresin ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTOMATERAPIA - SOBEST
  • Edson Murayama Diniz ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTOMATERAPIA - SOBEST
  • Ivan Rogério Antunes ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTOMATERAPIA - SOBEST
  • Márcia Domingues De Oliveira Da Silva ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTOMATERAPIA - SOBEST
  • Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTOMATERAPIA - SOBEST
  • Vera Lúcia Conceição De Gouveia Santos ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTOMATERAPIA - SOBEST

Resumo

Introdução: As associações científicas surgiram em decorrência da necessidade de ampliar o contato e o conhecimento científico entre os profissionais, seu principal papel é estimular e divulgar a produção científica.1,2 A Associação Brasileira de Estomaterapia - SOBEST®, fundada em 1992, é uma instituição científica e cultural que abrange as áreas de estomias, feridas e incontinências, reconhecida pelo World Council of Enterostomal Therapists - WCET®.3 O Departamento de Comunicação e Marketing (DCM) da SOBEST® busca difundir a estomaterapia para todo o Brasil por meio das mídias digitais de forma efetiva e responsável.3 As mídias digitais têm se mostrado um recurso valioso na difusão de conhecimento científico, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e compartilhamento de informações de maneira ética e qualificada. 4 O engajamento dos assessores de comunicação e marketing junto aos associados e as seccionais da SOBEST®, a atuação de empresa de marketing digital contratada para estruturação e manutenção do site e redes sociais e a supervisão da diretoria do DCM construíram estratégias robustas e efetivas para a divulgação da Estomaterapia no país. A extração de dados foi possível através das ferramentas digitais utilizadas para o planejamento e comunicação entre a equipe. Foram confeccionadas planilhas no Excel para organização de rotinas e conteúdos, os arquivos de documentos foram realizados e compartilhados em Word, as artes digitais foram elaboradas em Powerpoint e CANVA. Juntas essas ferramentas corroboram para a manutenção do site e redes sociais em conjunto com empresa de marketing digital. Objetivo: Relatar a experiência do DCM na divulgação das ações da Associação Brasileira de Estomaterapia - SOBEST® no país. Metodologia: Relato de experiência sobre a elaboração de conteúdos digitais que contribuem para a divulgação das atividades realizadas pela SOBEST® no país, utilizando dados extraídos das ferramentas digitais Excel, Word, Powerpoint e CANVA. Resultados: Entre os anos de 2021 e 2023 foram geradas 936 publicações no site e redes sociais da SOBEST®, uma média de 312 postagens por ano, que tiveram o objetivo de oferecer para todo Brasil conteúdos voltado às práticas assistenciais, ensino e pesquisa científica, de forma ética e responsável. Conclusão/Contribuições para a estomaterapia: As mídias sociais da SOBEST®, utilizadas para divulgação de conteúdos relacionados a Estomaterapia, são efetivas em seu compromisso de difundir o conhecimento científico para todo o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2024-07-06

Como Citar

Faresin, A. A. D. C., Diniz, E. M., Antunes, I. R., Silva, M. D. D. O. D., Dantas, S. R. P. E., & Santos, V. L. C. D. G. (2024). EXPERIÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DA SOBEST® NA DIFUSÃO DA ESTOMATERAPIA NO BRASIL POR MEIO DAS MÍDIAS DIGITAIS. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/1087