SERVIÇO DE TELECONSULTORIA EM ESTOMATERAPIA EM UMA REDE VERTICALIZADA COM 87 HOSPITAIS: UM ESTUDO DESCRITIVO.

Autores

  • Hilda Macambira Santtos Holanda HAPVIDA NOTREDAME INTERMÉDICA
  • Maria Laura Silva Gomes HAPVIDA NOTREDAME INTERMÉDICA
  • Thaís Vaz Jorge HAPVIDA NOTREDAME INTERMÉDICA
  • Nayara Almeida Nunes HAPVIDA NOTREDAME INTERMÉDICA
  • Nayanne Oliveira Da Silva HAPVIDA NOTREDAME INTERMÉDICA
  • Fabiana Yasuko Rovari HAPVIDA NOTREDAME INTERMÉDICA

Resumo

Introdução: A Telenfermagem compreende a incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação para a prestação de cuidados de enfermagem através da utilização de produtos tecnológicos e processos¹. Permitindo atender a demanda de saúde individual e coletiva e incorporando estratégias de prevenção, promoção e reabilitação de saúde². Desse modo, possibilita melhorar e fornecer com qualidade a prestação de cuidados em saúde à população em geral, independentemente da sua localização geográfica. As consultorias de cuidados de caráter remoto ganharam visibilidade e papel importante nos serviços de saúde, especialmente após o período da pandemia do COVID-19. Além disso, sabe-se que o número de profissionais especializados para tratamento de feridas e estomas é inferior à demanda populacional³. Nesse contexto, o desenvolvimento de teleconsultorias proporciona um ambiente para orientação de condutas sobre casos, esclarecimentos de dúvidas e espaço de formação profissional. Objetivo: Descrever o processo de teleconsultorias assíncronas de acompanhamento de lesões de pele em uma rede verticalizada. Método: Trata-se de um estudo descritivo com a apresentação do fluxo de funcionamento de teleconsultorias assíncronas para acompanhamento de lesões de pele de pacientes internados em instituições de nível terciário de uma rede verticalizada do Brasil. A implementação do serviço ocorreu em conformidade com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) Nº 696/2022, que dispõe sobre a normatização da atuação da Enfermagem na Saúde Digital4. A telenfermagem especializada foi implementada em julho de 2020 sob mediação de uma enfermeira estomaterapeuta corporativa. As reuniões acontecem por meio da plataforma Microsoft Teams, com o objetivo de criar um espaço para discussão de casos com profissional especialista (Estomaterapeuta) com o objetivo direcionar o cuidado terapêutico das lesões por pressão e lesões complexas nos hospitais da rede. Resultados: Na teleconsultoria, os responsáveis de cada instituição devem apresentar todos os pacientes com lesão por pressão e lesões complexas de outras etiologias por meio de modelo previamente disponibilizado, no qual tem uma tela com as informações gerais do paciente, motivo da internação hospitalar, tempo de internação hospitalar, internação atual, origem da lesão, data da identificação da ferida, escore da Escala de Braden, cuidados implementados; e na segunda tela ficam as fotos das lesões de pele, uso da régua para identificação da foto, características não visualizadas na foto, como: exsudato, odor, diferentes colorações. Para organização das teleconsultorias, os hospitais são organizados conforme regionais e agendado o horário disponibilizado para apresentação de todos os casos de lesão por pressão e lesões complexas do hospital. Conclusão: Com isso, percebe-se que teleconsultorias de lesões de pele podem contribuir com a melhoria da assistência de saúde para os pacientes com feridas e estomas. Aliás, apresenta-se como um espaço de formação profissional sobre as boas práticas de cuidados com a pele, reforçando os cuidados de prevenção e condutas adequadas conforme as peculiaridades do paciente. Contribuições para a Estomaterapia: A telenfermagem como consultoria em Estomaterapia contribui para fortalecer o alcance do cuidado especializado para pacientes que necessitam de uma avaliação, assim como, a educação dos profissionais envolvidos no processo, possibilitando a conquista de novas áreas de atuação.

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Publicado

2024-07-06

Como Citar

Holanda, H. M. S., Gomes, M. L. S., Jorge, T. V., Nunes, N. A., Silva, N. O. D., & Rovari, F. Y. (2024). SERVIÇO DE TELECONSULTORIA EM ESTOMATERAPIA EM UMA REDE VERTICALIZADA COM 87 HOSPITAIS: UM ESTUDO DESCRITIVO. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/1089