VÍDEOS EDUCATIVOS: ESTRATÉGIA DE ENSINO ASSÍNCRONO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA ÁREA DE FERIDAS, ESTOMIAS E INCONTINÊNCIAS
Resumo
Introdução: Os vídeos educativos são uma tendência que contribui para a formação dos profissionais de enfermagem, educação em saúde, fortalecendo o desenvolvimento profissional, tendo como vantagem a possibilidade de atingir um público maior em diferentes locais e no tempo do aprendiz¹–². Objetivo: Descrever o desenvolvimento de vídeos educativos na área de fundamentos de enfermagem e estomaterapia com enfoque em feridas, estomias e incontinências. Metodologia: Estudo metodológico realizado de novembro de 2022 a abril de 2024. Os vídeos foram produzidos por enfermeiros da Educação Continuada, Núcleo de Estomaterapia, Terapia Intensiva, Unidades de Internação e suporte do docente da Faculdade de Enfermagem, elaborados a partir dos protocolos operacionais padrão das técnicas e roteiros construídos com embasamento científico recente³. Na fase de pré-produção elaborou- se o roteiro do tipo storyboard com cards por meio da utilização do programa Canva? com os tópicos: abertura, finalidade, executantes, princípios gerais, material necessário, técnica, créditos e vinheta final. Na fase de produção a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem com experiência clínica e assistencial prepararam os materiais, e um quarto de enfermaria foi o cenário de gravação. Os profissionais foram os próprios atores e fizeram uso de simuladores e moulage para caracterização em alguns vídeos. Na fase de pós-produção, a partir do roteiro pré- estruturado com as legendas e imagens, o editor profissional utilizou o Adobe Premiere? para sequenciar os vídeos e editá-los. Na fase de implementação do treinamento os vídeos foram agrupados por módulos, com conteúdos por temáticas na área de feridas, estomias e incontinências e disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle? para 1500 profissionais da equipe de enfermagem da instituição de acordo com as suas atribuições profissionais. Resultados: Elaborou-se 24 vídeos educativos da área de estomaterapia, abordando curativos de lesão cirúrgica fechada, aberta ou deiscência, drenos de sistema aberto e fechado, traqueostomia, cistostomia, nefrostomia e gastrostomia. Contemplou-se os curativos de cateteres venosos centrais, periféricos, intracraniano e retirada de pontos. Na área de estomia os vídeos reproduziam a técnica de higiene do estoma, esvaziamento da bolsa coletora, troca do dispositivo coletor e base adesiva, limpeza e troca da cânula de traqueostomia, demarcação de estomas intestinais. Na área de incontinência, destacou-se a técnica de colocação de dispositivo externo para incontinência urinária, a cateterização vesical intermitente e de longa permanência, o sistema de incontinência fecal e a coleta de exames por derivações urinárias. Produziu-se ainda técnicas mais especializadas como a aplicação de fotobiomodulação, o desbridamento instrumental conservador e o uso de terapia por pressão negativa. Os vídeos têm duração média de 4 a 5 minutos com legendas e sem narração. O início do treinamento ocorreu em março/2024 e dentro de um mês 1159 profissionais estão em fase de treinamento e 200 já concluíram os módulos disponíveis. Conclusão: A elaboração deste conteúdo de vídeos educativos na área de estomaterapia proporcionou disseminação do conhecimento, que possibilita a atualização dos profissionais de enfermagem na área, além de padronizar os procedimentos e técnicas na instituição, oferecendo uma assistência de enfermagem mais segura, qualificada e baseada em evidências científicas.