VIVÊNCIAS DE UM SERVIÇO DE ESTOMATERAPIA EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO PÚBLICO EM FORTALEZA

Autores

  • Deidiane Rodrigues de Sousa Cruz UECE - Universidade Estadual do Ceará (Fortaleza-Ceará)
  • Irisjanya Maia Gondim UECE - Universidade Estadual do Ceará (Fortaleza-Ceará)

Palavras-chave:

enfermeiras pediátricas, estomaterapia, ferimentos e lesões, educação continuada

Resumo

INTRODUÇÃO: A estomaterapia é uma especialidade exclusiva do enfermeiro, que visa promover assistência a pessoa com estomias, feridas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências vesicais e anais (YAMADA et al, 2016). Nesse contexto, um hospital infantil em Fortaleza no Ceará implantou um serviço á nível ambulatorial, propondo melhorar a qualidade da assistência prestada à essa clientela (TEIXEIRA; MENEZES e OLIVEIRA, 2016).

OBJETIVO: Apresentar o serviço especializado; E descrever as atividades implementadas.

MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo e exploratório, realizado em um hospital terciário, referência no atendimento a crianças e adolescentes no estado do Ceará.

RESULTADO: O atendimento do serviço se dá através da solicitação de pareceres durante a internação, por meio do ambulatório, recebendo pacientes que obtiveram alta das unidades; E busca ativa de lesões por pressão ou outras etiologias, realizamos a visita nas Unidades de Terapia Intensiva e Enfermarias diariamente em todas as unidades hospitalares;Serviço também promove atividades de educação continuada com os enfermeiros, diante de novas coberturas e técnicas de curativos, como também, com toda a equipe de enfermagem visando melhorar a qualidade da assistência e o cuidado com a pele e prevenção de lesões.

CONCLUSÃO: Conclui-se que o serviço de Estomaterapia foi enriquecedor para o crescimento e desenvolvimento profissional em relação ao cuidado com feridas.É um serviço que apresenta resultados satisfatórios, trazendo uma melhor qualidade de vida ao passo que o cuidado de enfermagem se faz presente até a recuperação total do pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

YAMADA, B.F.A. Sociedade Brasileira de Estomaterapia (SOBEST). Estomaterapia – Histórico. Disponível em:. Acesso em: 23 Abr 2016.

TEIXEIRA, A.K.S;MENEZES, L.C.M, OLIVEIRA, R.M.; Serviço de Estomaterapia na Perspectiva dos Gerentes de Enfermagem em Hospital Público de Referência.Rev Estima, v.14 n.1, p. 3-12, 2016.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Cruz, D. R. de S., & Gondim, I. M. (2020). VIVÊNCIAS DE UM SERVIÇO DE ESTOMATERAPIA EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO PÚBLICO EM FORTALEZA. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/11