REVISÃO INTEGRATIVA AOS CUIDADOS COM A PELE NO FINAL DA VIDA: CONCEITOS E INTERVENÇÕES

Autores

  • Rejane Marins Silva Souza CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA
  • Rayanne Karoline Rosa Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA
  • Charlene De Lourenco Teixeira CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA
  • Patricia Britto Ribeiro De Jesus UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Palavras-chave:

Enfermagem, Estomaterapia, Feridas, Assistência Terminal

Resumo

Introdução: A Úlcera Terminal de Kennedy (UTK) foi definida pela primeira vez em 1983 por Karen Kennedy-Evans, uma enfermeira de família que iniciou uma das primeiras equipes de cuidados com a pele em uma instituição de cuidados de longo prazo ¹, surgindo frequentemente nas pessoas em fim de vida. Úlceras terminais de Kennedy são inevitáveis, portanto, o manejo adequado, incluindo a educação do paciente, colaboram para que os pacientes em processo de finitude não tenham impacto negativo em sua qualidade de vida². Na fase final da vida, qualquer órgão pode ser comprometido e começar a falhar, sendo assim, se pode observar que a pele sendo nosso maior órgão,
precisa também de atenção especial. Quando um órgão é comprometido, pode- se resultar em lesão. Na fase final da vida a pele também pode sofrer falência, gerando agravos para o paciente ³.

Objetivo: identificar os principais cuidados de enfermagem relacionados a Lesão Terminal de Kennedy em bases científicas nacionais e internacionais.

Método: Trata-se de uma revisão integrativa que utilizou como base de dados BVS e Portal de Periódicos CAPES, usando os referenciais MEDLINE, LILACS, BDENF e SciELO. Foram considerados estudos que avaliavam a Lesão Terminal de Kennedy e cuidados de enfermagem. A definição da pergunta norteadora é a fase mais importante da revisão, pois determina quais serão os estudos incluídos, os meios adotados para a identificação e as informações coletadas de cada estudo selecionado. A pergunta de pesquisa elaborada foi de acordo com a estratégia PICo4 , sendo: P- População: “pacientes com Lesão Terminal de Kennedy”; I- Interesse: “cuidados de enfermagem”; Co- Contexto: “atualidade”. Sendo assim determinada: “Quais são os cuidados de enfermagem na atualidade aos pacientes
com Lesão Terminal de Kennedy?”

Resultados: Foram incluídos um total de 05 publicações no formato de textos e resumos completos, sendo 04 estudos e 01 editorial. Os estudos são de língua estrangeira (inglês e espanhol), reforçando assim a alerta para a necessidade da comunidade científica nacional. Os dados foram categorizados, sendo agrupados em duas categorias: Úlcera Terminal de Kennedy e suas peculiaridades e Implementações de Enfermagem no fim da vida.

Conclusão: No tocante a investigação proposta, as lesões terminais de Kennedy comprometem muito além do que apenas a esfera biológica, elas acabam interferindo em diferentes formas no próprio estilo de vida das pessoas acometidas, do seu grupo familiar e social por se tratar de uma questão que envolve cuidados de fim de vida. Ao descrever essa condição, atendeu-se ao objetivo proposto pelo estudo através das fundamentações científicas apresentadas nos artigos que foram analisados. Porém, percebe-se ainda uma escassez nos estudos científicos principalmente pela comunidade científica nacional em particular os enfermeiros demonstrando o déficit de conhecimentos produzidos relacionados ao cuidar de pacientes acometidos pela Lesão Terminal de Kennedy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Reitz M, Schindler CA. Pediatric Kennedy Terminal Ulcer. Journal of Pediatric Health Care. 2016; 30(3): 274-278. 2- Latimer S, Shaw J, Hunt T, Mackrell K, Gillespie BM. Kennedy Terminal Ulcers A Scoping Review. Journal of Hospice & Palliative Nursing. 2019; 21(4): 257-263 3- Sibbald RG, Krasner DL, Lutz JB. The SCALE Expert Painel: skin changes at life ?s end – final consensus document. October, 2009. 4- Higgins JP, Green S. Cochrane handbook for systematic reviews of interventions. Chichester: John Wiley & Sons; 2011.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Souza, R. M. S. ., Santos, R. K. R. ., Teixeira, C. D. L. ., & Jesus, P. B. R. D. . (2021). REVISÃO INTEGRATIVA AOS CUIDADOS COM A PELE NO FINAL DA VIDA: CONCEITOS E INTERVENÇÕES. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/117