EMPREENDEDORISMO NA ESTOMATERAPIA: ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR AS ATIVIDADES EMPREENDEDORAS

Autores

  • Livia Nunes Rodrigues Leme UERJ - Universidade do Estado do Rio De Janeiro (Rio De Janeiro/RJ)
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza UERJ - Universidade do Estado do Rio De Janeiro (Rio De Janeiro/RJ)
  • Priscilla Farias Chagas UERJ - Universidade do Estado do Rio De Janeiro (Rio De Janeiro/RJ)

Palavras-chave:

empreendedorismo, estomaterapia, estratégias

Resumo

INTRODUÇÃO: O objeto deste estudo são as estratégias adotadas para fomentar o empreendedorismo. A justificativa desta pesquisa está na necessidade de incrementar atividades empreendedoras junto aos estomaterapeuta, haja vista a configuração atual do mercado de trabalho, que se encontra cada vez mais competitivo e com salários insidiosamente precarizados, além da sistemática redução dos postos de trabalho.

OBJETIVOS: Descrever e analisar as estratégias descritas pelos estomaterapeutas para potencializar o empreendedorismo na especialidade.

MÉTODO: O estudo apresentou uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratório. Participaram 26 estomaterapeutas empreendedores, com amostra de participantes apoiada na técnica não probabilística conhecida como “Snowball” ou Bola de Neve, tendo como start de participantes os estomaterapeutas docentes e egressos do curso de Especialização em Estomaterapia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que eram sabidamente empreendedores. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de entrevista semiestruturada e individual, realizada no período de janeiro a abril de 2020. Os dados coletados foram tratados por meio da técnica de Análise Temática de Conteúdo. A utilização dessa técnica fez emergir 118 UR, representadas por 04 unidades de significação/temas. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número de Parecer 3.783.965 (CAAE 26540519.2.0000.5282).

RESULTADOS: As estratégias elencadas para potencializar o empreendedorismo perpassaram pela importância da troca de experiências e apoio entre os profissionais que já são empreendedores com aqueles que estão iniciando seus projetos; a ampliação da oferta de conteúdo sobre temas relacionados ao empreendedorismo e de cursos de capacitação na área; a ampliação da visão do profissional quanto às possibilidades de empreendimentos, investindo em áreas de menor atividade empreendedora, como a área das incontinências e de atividades intraempreendedoras.

CONCLUSÃO: Concluiu-se que o maior apoio entre os profissionais e a ampliação da oferta de conteúdo e capacitações poderão minimizar os principais questionamentos e dificuldades dos estomaterapeutas que têm desejo de empreender e, assim, ampliar a possibilidade de sucesso desses novos empreendimentos. Além disso, as áreas com menor investimento empreendedor dentro da especialidade merecem especial atenção, com necessidade de ampliação da difusão dessas possibilidades, com vistas a trazer maior reconhecimento do profissional estomaterapeuta também nessas áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2009. Colichi RMB, Lima SGS, Bonini ABB, Lima SAM. Empreendedorismo de negócios e Enfermagem: revisão integrativa. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2019. Fev [acesso em 01 de jun de 2019]; 72(Suppl 1): 321-330. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672019000700321&lng=en.

Costa CCP et al. Os sentidos de ser enfermeiro estomaterapeuta: complexidades que envolvem a especialidade. ESTIMA, Braz. J. Enterostomal Ther.[internet].2020 [acesso em 01 de jul de 2020];18(e0620):1-10. Disponível em:https://doi.org/10.30886/estima.v18.835_PT

FERREIRA, MR. Empreendedorismo em enfermagem: Estratégias de supervisão na formação inicial. Dissertação[Mestrado]. Universidade de Aveiro. Portugal, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Leme, L. N. R., Souza, N. V. D. de O., & Chagas, P. F. (2020). EMPREENDEDORISMO NA ESTOMATERAPIA: ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR AS ATIVIDADES EMPREENDEDORAS. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/12