EMPREENDEDORISMO NA ESTOMATERAPIA: ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR AS ATIVIDADES EMPREENDEDORAS
Palavras-chave:
empreendedorismo, estomaterapia, estratégiasResumo
INTRODUÇÃO: O objeto deste estudo são as estratégias adotadas para fomentar o empreendedorismo. A justificativa desta pesquisa está na necessidade de incrementar atividades empreendedoras junto aos estomaterapeuta, haja vista a configuração atual do mercado de trabalho, que se encontra cada vez mais competitivo e com salários insidiosamente precarizados, além da sistemática redução dos postos de trabalho.
OBJETIVOS: Descrever e analisar as estratégias descritas pelos estomaterapeutas para potencializar o empreendedorismo na especialidade.
MÉTODO: O estudo apresentou uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratório. Participaram 26 estomaterapeutas empreendedores, com amostra de participantes apoiada na técnica não probabilística conhecida como “Snowball” ou Bola de Neve, tendo como start de participantes os estomaterapeutas docentes e egressos do curso de Especialização em Estomaterapia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que eram sabidamente empreendedores. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de entrevista semiestruturada e individual, realizada no período de janeiro a abril de 2020. Os dados coletados foram tratados por meio da técnica de Análise Temática de Conteúdo. A utilização dessa técnica fez emergir 118 UR, representadas por 04 unidades de significação/temas. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número de Parecer 3.783.965 (CAAE 26540519.2.0000.5282).
RESULTADOS: As estratégias elencadas para potencializar o empreendedorismo perpassaram pela importância da troca de experiências e apoio entre os profissionais que já são empreendedores com aqueles que estão iniciando seus projetos; a ampliação da oferta de conteúdo sobre temas relacionados ao empreendedorismo e de cursos de capacitação na área; a ampliação da visão do profissional quanto às possibilidades de empreendimentos, investindo em áreas de menor atividade empreendedora, como a área das incontinências e de atividades intraempreendedoras.
CONCLUSÃO: Concluiu-se que o maior apoio entre os profissionais e a ampliação da oferta de conteúdo e capacitações poderão minimizar os principais questionamentos e dificuldades dos estomaterapeutas que têm desejo de empreender e, assim, ampliar a possibilidade de sucesso desses novos empreendimentos. Além disso, as áreas com menor investimento empreendedor dentro da especialidade merecem especial atenção, com necessidade de ampliação da difusão dessas possibilidades, com vistas a trazer maior reconhecimento do profissional estomaterapeuta também nessas áreas.
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Referências
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