CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DAS INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES DO CATETERISMO VESICAL

Autores

  • Beatriz Dos Santos Lima Rodrigues UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Sandra Marina Gonçalves Bezerra UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Raquel Rodrigues Dos Santos FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE
  • Alide Costa De Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Claudia Daniella Avelino Vasconcelos Benício UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Palavras-chave:

Cateterismo Urinário, Tecnologia Educacional, Estomaterapia

Resumo

O cateterismo urinário é a introdução de um cateter até a bexiga com a finalidade de drenar urina, indicado para pacientes com dificuldades ou impossibilidade de urinar como aqueles que apresentam incontinência urinária, retenção urinária, necessidade de controle do débito urinário, trans e pós- operatório de determinadas cirurgias, coleta de amostra de urina para exames, irrigação vesical e instilação de medicamentos na bexiga. (1. MAZZO et al., 2011)
Objetivo: Descrever o conhecimento dos profissionais de saúde acerca das indicações e contraindicações para o cateterismo vesical de demora. Métodos: Estudo descritivo e quantitativo, com 62 profissionais de saúde de uma Unidade de Pronto Atendimento. A coleta de dados foi norteada por um formulário para caracterização dos dados sociodemográficos e um questionário que avaliou o conhecimento dos profissionais de saúde antes e após a exposição de um folder educativo. Resultados: A média de acertos e erros antes foi de 17,3 (3,4) e erros de 12,8 (3,5), e após obteve-se uma média de acertos de 21,0 (3,5) e erros de 9,0 (3,5). O nível de respostas insatisfatórias apresentou inicialmente maior frequência (59,7%) e após intervenção educativa obteve predomínio de acertos considerados bons (48,4%). A classificação das respostas apresentou associação significativa com a categoria profissional, apresentando uma evolução do aprendizado todas as categorias após o folder. Conclusão: O estudo comprovou que a aplicação de um folder educativo como método de aprendizado pode ser satisfatória, constituindo-se como uma ferramenta importante para fixação de conteúdo e colaborando no conhecimento dos profissionais sobre assunto abordado.

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Referências

Mazzo A, Godoy S, Alves LM, Mendes IAC, Trevizan MA, Rangel EMLeite. Cateterismo urinário: facilidades e dificuldades relacionadas à sua padronização. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2011 June; 20( 2 ): 333-

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000200016. 2. Almeida MM, Lindoso ÂM, Pessôa RMC. Evidências na prática do cateterismo urinário. Portuguese Reon Facema. 2016 Abr-Jun; 2( 2 ): 196-201. DOI: https://doi.org/10.26694/repis.v1i4.4437. 3. Pratt RJ, Pellowe CM, Wilson JA, Loveday HP, Harper PJ, Jones SRLJ et al. epic2: National evidence-based guidelines for preventing healthcare-associated infections in NHS hospitals in England. Journal of Hospital infection. 2007 February; 65S: S1-S59. DOI: https://doi.org/10.1016/S0195-6701(07)60002-4.

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

Rodrigues, B. D. S. L. ., Bezerra, S. M. G. ., Santos, R. R. D. ., Oliveira, A. C. D. ., & Benício, C. D. A. V. . (2021). CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DAS INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES DO CATETERISMO VESICAL. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/124