CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE INCONTINÊNCIA URINÁRIA SOB A ÓTICA DOS ACADÊMICOS EXTENSIONISTAS
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Educação em Saúde, EstomaterapiaResumo
Introdução: A incontinência urinária (IU) é definida como uma perda urinária em qualquer quantidade ou frequência que possa causar problemas sociais ou higiênicos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (2021), sendo a Estomaterapia a especialidade de Enfermagem que atua no cuidado a incontinência urinária e anal, além de feridas e estomias. Em situações normais, a bexiga distende naturalmente, com o acúmulo de urina e só libera esse conteúdo quando a pessoa deseja eliminar, um processo comandado pelo nosso Sistema Nervoso. Porém, quando não há essa capacidade de controle, a bexiga funciona de forma descoordenada, levando à IU. A extensão universitária permite o compartilhamento de saberes e práticas entre a Universidade e a clientela/comunidade, dando voz aos indivíduos, respeitando suas necessidades reais, culturas, valores, conscientizando-os, planejando um plano de cuidados eficaz, proporcionando qualidade de vida, e pode ser realizado de várias formas, como por exemplo, a utilização de materiais educativos.
Objetivo e Método: Relatar a experiência da elaboração de um material educativo por acadêmicos de Enfermagem participantes de um Projeto de Extensão Universitária em um Campus Interiorizado de uma Universidade Pública. Os acadêmicos escolheram o tema de IU para realizar uma cartilha como ferramenta de educação em saúde para comunidade e profissionais da saúde.
Resultado: A construção da cartilha sobre IU foi realizada através de plataformas virtuais e encontros semanais para discussão do progresso do trabalho. A escolha do público alvo se deu a partir da ideia que, além da falta de disseminação do conteúdo para a população, os profissionais da rede de atenção à saúde também possuem uma lacuna de conhecimento sobre incontinência urinária, assim, uma cartilha com uma linguagem adequada para ambos os grupos promove o conhecimento da comunidade e a estimulação do profissional a buscar aprimoramento no assunto. Foi elaborada uma cartilha digital denominada com o título “Conheça a Incontinência Urinária” onde foram abordados os seguintes tópicos: “O que é e quais tipos de IU?”, “Quem afeta?”, “Como lidar e quem pode me ajudar?”, “Prevenção da IU” e “Atuação da Enfermagem”. Foram construídas ilustrações digitais para elaboração do protótipo da cartilha educativa.
Conclusão: Apesar das cartilhas serem uma ferramenta tradicional para educação em saúde, há algumas particularidades relacionadas ao período de distanciamento social com relação a aplicação desse material no contexto da assistência. A necessidade da divulgação através de redes sociais ao passo que possibilita o alcance maior de usuários restringe a comunicação direta entre profissional e paciente. Com o retorno das atividades presenciais, a cartilha educativa será utilizada pelo Projeto de Extensão..
Downloads
Métricas
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PELA CONTINÊNCIA.
Incontinência Urinária De Esforço. 31 de maio de 2017. Disponível em: . Acesso em 16 jun 2021. SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA - SBU.
Incontinência Urinária. 2021. Disponível em: Acesso em 16 jun 2021. YAMADA, Beatriz; THULER, Suely. PAULA, Maria Angela de. Estomaterapia - O que é. SOBEST. São Paulo. 2018. Disponível em: Acesso em 06 jul 2020.