ROTEIRO FÍLMICO NA ESTOMATERAPIA: PERCURSO TEÓRICO, METODOLÓGICO E POÉTICO
Palavras-chave:
Lesão por pressão, Cuidados preventivos, Estomaterapia, Filme e Vídeo Educativo, Mídia AudiovisualResumo
A concepção do roteiro do documentário “Movidos a Cuidar – idosos sem cicatrizes” disponível na Plataforma Youtube/ Movidos a Cuidar, integra um estudo metodológico na área da Enfermagem em Estomaterapia sobre a temática prevenção de Lesão por Pressão em idosos. A escrita de um roteiro é um processo criativo, que avança paulatinamente, iniciando-se pela ideia principal e segue o processo criativo com: conflito (o quê); personagens (quem); localização (onde); ação dramática (qual); estrutura (como) e tempo das cenas (quanto). Objetivos: Apresentar o percurso teórico, metodológico e poético do roteiro do filme “Movidos a Cuidar – idosos sem cicatrizes”. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico extraído de tese de doutorado em Enfermagem. O roteiro do documentário apresenta dois cenários reais – uma instituição de longa permanência para idosos e um domicílio. A população-alvo do filme são os cuidadores formais e os cuidadores familiares de idosos. O desenvolvimento e validação do roteiro fílmico ocorreu em três etapas subsequentes: Conteúdo do roteiro, Estruturação técnica e Validação do roteiro. Resultados: O conteúdo do roteiro conferiu embasamento teórico ao filme, a partir de guidelines relacionados à Prevenção de Lesão por Pressão e das concepções de cuidar elucidadas por Collière, assim como imersão da pesquisadora em diferentes contextos de cuidados de idosos com reduzida de mobilidade física. A etapa dos elementos da pré-produção relacionou-se à criação do roteiro do filme, etapa basilar, pois escreve o projeto audiovisual no papel. Na etapa de validação do roteiro foram convidados dois grupos de especialistas para avaliar o roteiro do filme – área da enfermagem e comunicação social. O grupo de juízes da enfermagem participaram da validação de conteúdo, sendo dezessete profissionais na primeira rodada de validação e dez profissionais na segunda rodada. A validação técnica foi realizada em apenas uma rodada por três juízes da comunicação social. Para validação dos instrumentos foi calculado o Índice de validade de Conteúdo, considerando-se adequado um escore maior que 0,80. Ademais, considerou-se pertinente considerar as sugestões dos juízes com vistas a aprimorar o roteiro. Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, CAEE: 85229318.2.0000.5188. Conclusão: Portanto, o roteiro foi organizado e direcionado ao público-alvo (cuidadores formais e informais de idosos), com a finalidade de transmitir informações necessárias sobre “o que fazer” e “como fazer” para prevenir a LP em idosos. Assim, depoimentos de personagens (reais) e reprodução de cuidados foram introduzidos nas cenas, de modo a ensinar-cuidando. O roteiro foi construído aproximando histórias reais e cuidados baseados em evidências, seguindo uma ordem lógica: condições de saúde de idosos; rotina de cuidados com idosos acamados; apresentação sobre o que é a LP; condições de risco para LP e os cuidados preventivos para LP.
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Referências
COLLIÈRE, M. F. Promover a vida: da prática da mulher de virtude aos cuidados de enfermagem. 4 ed. Coimbra (PO): Ledil; 1999. COMPARATO, D. Da criação ao roteiro: teoria e prática. 4 ed. São Paulo: Summus, 2016. NATIONAL PRESSURE ULCER ADVISORY PANEL. European Pressure Ulcer Advisory Panel and Pan Pacific Pressure Injury Alliance. Prevention and Treatment of Pressure Ulcers: Quick Reference Guide. 2014. NATIONAL PRESSURE ULCER ADVISORY PANEL. European Pressure Ulcer Advisory Panel and Pan Pacific Pressure Injury Alliance. Prevention and Treatment of Pressure Ulcers: Quick Reference Guide. 2019.