ESTÁGIO CURRICULAR DE ENFERMAGEM EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ESTOMATERAPIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Daniela Trintinaia Brito UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS)
  • Rosaura Soares Paczek UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS), PMPA - Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Porto Alegre/RS)
  • Bruna Noschang de Brum UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS)
  • Ana Karina Silva da Rocha Tanaka UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS)

Palavras-chave:

estomia, estomaterapia, estudantes de enfermagem, prática profissional, enfermagem

Resumo

Introdução: O estágio curricular obrigatório na atenção básica faz parte da carga horária curricular, prática necessária para a conclusão do curso de enfermagem, e é fundamental na formação do enfermeiro, pois possibilita ao aluno desenvolver habilidade como comunicação, liderança, tomada de decisão e raciocínio clínico, assumindo o papel do enfermeiro progressivamente. Dentre os campos disponíveis para a realização dessa atividade, um deles é o serviço de estomaterapia sediado em um centro de saúde da capital do estado.

Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante o estágio curricular obrigatório em um serviço de estomaterapia. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência sobre estágio curricular obrigatório de acadêmicas de enfermagem em um centro de referência de estomaterapia.

Resultados: As acadêmicas de enfermagem realizam atividades assistenciais e administrativas sob a supervisão de uma enfermeira atuante no campo, com a orientação de uma professora do curso. O estágio curricular obrigatório foi realizado por 2 acadêmicas de enfermagem, durante o primeiro semestre de 2020, num serviço de estomaterapia do sul do Brasil, foram supervisionadas por 3 enfermeiras estomaterapeutas que atuam nesse centro de referência. As atividades foram realizadas de segunda a sexta, totalizando 320 horas. As alunas intercalaram os locais de atuação, ficando 160 horas no setor de curativos e 160 horas nas estomias cada uma. Atuaram na sala de curativos realizando curativos de úlceras venosas e de pé diabético com utilização de coberturas padronizadas pelo serviço, assim como orientações e encaminhamentos para unidades básicas de saúde, e no setor de estomias, realizaram consultas de enfermagem, trocas de bolsas de colostomia/ileostomia, urostomia, nefrostomia, realizaram orientações ao pacientes quanto aos cuidados com estoma, alimentação, atividade física. Também participaram de atividades administrativas como cadastro de novos pacientes, controle de estoque de materiais, solicitação de material, escala de funcionários, conheceram o sistema informatizado utilizado no serviço, tanto para cadastro e dispensação de materiais, quanto para o registro das consultas de enfermagem. Tiveram a oportunidade de realizar pesquisa, escrita de artigos, confecção de resumos para enviar para congressos, além da elaboração de uma cartilha de orientação para pacientes com estomas de eliminação que foi publicada na biblioteca virtual da universidade.

Conclusão: A realização do estágio curricular obrigatório na atenção básica em um serviço especializado trouxe grande crescimento para as acadêmicas, pois proporcionou-lhes a capacidade de controlar o nervosismo e a ansiedade, adquirir novos conhecimentos e experiências e trabalho em equipe, além de conhecer um serviço da atenção especializada na área de estomaterapia que é um conteúdo pouco abordado durante a graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Rampellotti LF, Pasqualli R. Estágios curriculares no ensino da enfermagem: espaço privilegiado de conhecimento. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. 2019 [acesso em 29 jun. 2020]; 3(1): 37-50. Disponível em: https://ojs2.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1318/768

Dall'Agnol CM, Oliveira AP, Cardoso ASF. Estágio de administração em enfermagem: repercussões para a equipe em unidades clínico cirúrgicas. Rev. Gaúcha de Enferm.[versão online]. 2017. 38(2):e61647. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.02.61647

Belém JM, Alves MJH, Quirino GS, Maia ER, Lopes MSV, Sousa MFA. Avaliação da aprendizagem no estágio supervisionado de enfermagem em saúde coletiva. Trab. educ. saúde. 2018. 16(3): 849-867. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00161

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Brito, D. T., Paczek, R. S., Brum, B. N. de, & Tanaka, A. K. S. da R. (2020). ESTÁGIO CURRICULAR DE ENFERMAGEM EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ESTOMATERAPIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/15