BRINQUEDO TERAPÊUTICO INSTRUCIONAL NO CUIDADO À CRIANÇA OSTOMIZADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • KELIN MÜLLER
  • JULIANA HOMEM DA LUZ
  • JULIANA BALBINOT REIS GIRONDI
  • GABRIELA BEIMS GAPSKI
  • BETTINA HEIDENREICH SILVA
  • CARINE FERREIRA

Resumo

ezes, consideradas ameaçadoras pelas crianças, exigindo mais do que recreação para que sejam enfrentadas, principalmente, quando se trata de situações enfrentadas pela criança hospitalizada. Dentre as modalidades há o Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI), cuja finalidade é a explicação de procedimentos, sendo indicado para o preparo da criança quanto aos procedimentos aos quais será submetida, para facilitar sua compreensão e envolvimento. OBJETIVO: Relatar a experiência da utilização do Brinquedo Terapêutico Instrucional no cuidado à criança estomizada. MÉTODO: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em janeiro de 2022 em um hospital pediátrico público no sul do Brasil. Paciente de 6 anos e 7 meses, diagnosticada com Abdome Agudo Obstrutivo, submetida a várias cirurgias, com indicação de confecção da ileostomia dupla boca. Durante as trocas do coletor de ileostomia, a criança apresentava-se chorosa e muito assustada, relata quadro álgico importante e por fim, não aceitava os cuidados de enfermagem. Por conseguinte, foi preparada uma boneca com estomia para realizar sessões de Brinquedo Terapêutico, a fim de demonstrar os cuidados relacionados à troca do coletor e uso dos produtos adjuvantes.

RESULTADOS: Dentre os comportamentos observados na criança destaca-se: o uso de “faz de conta”, comportamento de liderança, segurança, alegria, comunicação verbal e não verbal, manipulação e interação com a boneca. Após a interação com o Brinquedo pelas enfermeiras pode-se notar a diminuição da ansiedade e do medo entre os atores envolvidos no processo: equipe de enfermagem, criança e familiares; o que aumentou a confiança para realização de novos procedimentos e fortalecimento dos vínculos, tornando-se uma experiência gratificante para todos culminando em um cuidado humanizado e eficaz. CONCLUSÃO: O cuidado de enfermagem fundamentado no Brinquedo Terapêutico Instrucional demonstrou a importância de valorização de intervenções terapêuticas que eliminam ou minimizam o sofrimento físico e psicológico de crianças e suas famílias no processo de viver com a estomia de eliminação. Ainda, promove um cuidado ético e humanizado, considerando a criança em sua integralidade e individualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2022-12-06

Como Citar

MÜLLER, K., LUZ, J. H. D., GIRONDI, J. B. R., GAPSKI, G. B., SILVA, B. H., & FERREIRA, C. (2022). BRINQUEDO TERAPÊUTICO INSTRUCIONAL NO CUIDADO À CRIANÇA OSTOMIZADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/152