EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE O TEMA CÂNCER AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Camila Maria Silva Paraizo Horvath USP - Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto - SP)
  • Janderson Cleiton Aguiar USP - Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto - SP)
  • Tatiana Mara Da Silva Russo USP - Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto - SP)
  • André Aparecido Da Silva Teles USP - Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto - SP)
  • Lorena Alves Pantoni USP - Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto - SP)
  • Nathalia Maria Vieira Corrêa USP - Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto - SP)
  • Lívia Módolo Martins USP - Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto - SP)
  • Helena Megumi Sonobe USP - Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto - SP)

Palavras-chave:

neoplasias, educação continuada, educação permanente, câncer, estomaterapia

Resumo

Introdução: O crescente aumento de incidência de casos de câncer vem exigindo que os profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde atendam esta clientela durante a sua sobrevivência. Contudo, estes tem relatado necessidade de capacitação específica, e, para tanto as estratégias ativas podem favorecer o processo ensino aprendizagem, segundo a recomendação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, que se caracteriza como uma proposta coletiva, interprofissional e contextualizada à realidade, com potencial transformador do trabalho.

Objetivo: Analisar a produção científica sobre educação permanente sobre câncer para profissionais de saúde e de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Método: Revisão Integrativa, fundamentada na Prática Baseada em Evidências, realizada com as etapas de: identificação do tema e seleção da questão de pesquisa; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos; categorização dos estudos; avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; interpretação dos resultados e síntese do conhecimento dos principais resultados evidenciados na análise dos artigos incluídos, mediante a questão de pesquisa: Qual a produção científica sobre a Educação permanente referente ao câncer para profissionais da Saúde e da Enfermagem na Atenção Primária à Saúde? Elaborada com a estratégia PICO, sendo P (Profissionais da Enfermagem), I (Intervenção Educação permanente/estratégias), C (nenhuma comparação) e O (Facilitadores e barreiras para a educação permanente). Para a busca utilizou-se os descritores controlados “Educação Continuada”, “Neoplasia” e “Atenção Primária à Saúde” e não controlados “câncer” e “educação permanente”, nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) e Elsevier’s Scopus (SCOPUS), sendo que do total de 793 artigos científicos, mediante critérios de inclusão e exclusão, resultou na amostra final de 15 estudos. Utilizou-se instrumento de coleta de dados para a extração de informações como identificação, características metodológicas com classificação de evidências em sete níveis e avaliação do rigor metodológico da amostra, com análise descritiva.

Resultados: Do total de 15 estudos, 6 (46,7%) tinham delineamento quase experimental (nível de evidência IV), direcionada aos enfermeiros (86,7%), cuja concepção pedagógica adotada em todos os estudos foi Educação Permanente em Saúde, com indicação de utilização de metodologias inovadoras pelos autores (93,3%). A transformação percebida pelos participantes na maioria dos estudos foi de aumento de conhecimento sobre câncer e de mudanças de suas ações assistenciais, com focalização do contexto hospitalar. As atividades educativas sobre o câncer, estavam fundamentadas em evidências científicas, com adoção de estratégias de ensino, com mescla de concepção de Educação tradicional e de Educação Permanente em Saúde, com níveis de evidências não tão fortes.

Conclusão: Amostra com predomínio do nível de evidência VI, lacuna de estudos na Atenção Primária à Saúde e necessidade de metodologias inovadoras para propiciar reflexão dos profissionais sobre assistência às pessoas com câncer na prática do trabalho cotidiano.

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Referências

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

Horvath, C. M. S. P., Aguiar, J. C., Russo, T. M. D. S., Teles, A. A. D. S., Pantoni, L. A., Corrêa, N. M. V., Martins, L. M., & Sonobe, H. M. (2020). EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE O TEMA CÂNCER AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/16