RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONSULTA AMBULATORIAL COM ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA PARA DEMARCAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA DE CONFECÇÃO DE ESTOMIA ABDOMINAL EM PACIENTES ATENDIDOS EM UM HOSPITAL PRIVADO DE SÃO PAULO.
Resumo
TRODUÇÃO: As estomias intestinais de eliminação é a exteriorização pela parede abdominal das alças intestinais, íleo ou cólon, para a eliminação de efluentes fecais e podem ser temporárias ou definitivas¹.
Algumas complicações pós cirúrgicas podem ocorrer nas estomias, devido confecção em locais que dificultam o autocuidado, além de complexificação da técnica cirúrgica como: necrose, descolamento muco cutâneo, retração, prolapso de alça, hérnia paraestomal, dermatite periestomal entre outros¹,². Este cenário pode gerar um impacto na auto imagem do paciente, provocando baixa autoestima ou até sentimento de mutilação³. A consulta de enfermagem pré-operatória proporciona ao paciente esclarecimentos referentes a sua condição de saúde e a futura cirurgia, bem como aos cuidados pós cirúrgicos, além de ser o momento da confecção da demarcação da futura estomia¹. A literatura demonstra que a demarcação do estoma é um importante fator para diminuição de complicações pós cirúrgicas. OBJETIVO: Relatar a experiência em implementar a consulta de enfermagem pré-operatória para confecção de uma estomia no serviço ambulatorial. MÉTODO: Relato de experiência da primeira consulta de enfermagem para orientação e demarcação cirúrgica na confecção de um estoma de eliminação, realizado em março de 2022, no Ambulatório de Estomaterapia de um Hospital Privado, em São Paulo. RESULTADOS: A consulta de enfermagem com o especialista em estomaterapia foi realizada um dia antes do procedimento cirúrgico para a confecção da estomia intestinal com os seguintes objetivos: esclarecer a cirurgia a ser realizada, os cuidados relacionados a estomia no pós-cirúrgico, a realização da demarcação abdominal e o primeiro contato com equipamento coletor. A demarcação prévia foi utilizada pelo cirurgião para a confecção do estoma, o paciente apresentou segurança durante os primeiros cuidados com o estoma e troca de equipamento coletor. CONCLUSÃO: Diante das observações, surge a necessidade da consulta de enfermagem no pré-operatório de estomias, no sentido de possibilitar ao paciente melhor aceitação de sua nova condição clínica e do seu tratamento. A avaliação pré-operatória de uma cirurgia geradora de estomia é imprescindível para que se alcance uma reabilitação eficiente e redução das suas taxas de complicações.