A IMPORTANCIA DA AVALIAÇÃO SUBJETIVA GLOBAL NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE PESSOAS COM FERIDAS

Autores

  • JULYANA CAMILO RAYMUNDO
  • ANA FLÁVIA ROSSI
  • LEONARDO DA ROCHA COTRIM
  • MONICA COSTA RICARTE

Resumo

Objetivo: Identificar e analisar as evidências quanto a importância da avaliação subjetiva global feita por enfermeiros no processo de cicatrização de pessoas com feridas. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca de artigos na Scielo, LILACS, Ebsco, Medline, BDEnf e PubMed utilizando os descritores indexados Decs/MeSH: Cicatrização, Avaliação nutricional, Ferimentos e lesões, Estomaterapia, Enfermagem; fazendo a utilização conjunta do operador booleano (AND). Foram incluídos artigos publicados entre 2017 a 2022, com textos disponíveis na íntegra, nos idiomas português e inglês. Os artigos obtidos foram agrupados em duas partes, a primeira com dados que permitissem a caracterização dos estudos e a segunda, considerando dois tópicos principais: a avaliação nutricional por enfermeiros no processo de cicatrização de pessoas com feridas, e o impacto da avaliação nutricional no processo cicatricial. Resultados: Inicialmente foram identificados 229 publicações, que após a aplicação dos critérios de inclusão, totalizaram seis estudos. 100% destes demonstraram a importância da avaliação nutricional no processo de cicatrização, entretanto há um número limitado de publicações acerca da participação do enfermeiro neste processo avaliativo. Segundo Pimenta 2018, a avaliação subjetiva global é uma avaliação nutricional simples a partir de um instrumento com questões fechadas que permite identificar pessoas com maior risco de sofrerem complicações associadas ao seu estado nutricional e, pode e deve ser realizada por qualquer profissional da área da saúde treinado. Sendo ela uma avaliação preditiva, pode dar o início a uma avaliação mais profunda realizada pelo nutricionista.

Conclusão: Os aspectos nutricionais tem um grande destaque na evolução do processo cicatricial, demonstrando ser imprescindível sua realização no monitoramento da pessoa com ferida. A inserção do profissional enfermeiro como agente deste processo ainda é um desafio, bem como a utilização da avaliação subjetiva global como fator disparador para uma avaliação mais profunda do estado nutricional de pessoas com feridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2022-12-06

Como Citar

RAYMUNDO, J. C., ROSSI, A. F., COTRIM, L. D. R., & RICARTE, M. C. (2022). A IMPORTANCIA DA AVALIAÇÃO SUBJETIVA GLOBAL NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE PESSOAS COM FERIDAS. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/191