O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA ESTOMATERAPIA NO CONTEXTO PANDEMICO

Autores

  • Talita Dos Santos Rosa EEUSP - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (São Paulo -SP)
  • Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos EEUSP - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (São Paulo -SP)

Palavras-chave:

covid-19, rede social virtual, estomaterapia, divulgação cientifica

Resumo

INTRODUÇÃO: Nesse momento pandêmico, onde foi imposto à sociedade o isolamento social, as pessoas estiveram cada vez mais conectadas às redes sociais (RS). As RS tornaram-se imprescindíveis na comunicação e disseminação cientifica ao conectar a pesquisa, com a prática clínica e com população geral de maneira ágil e veloz (1). No Brasil, há 116 milhões de pessoas conectadas à internet (2). O “acesso aberto” incentiva o acesso gratuito aos resultados de pesquisas científicas a todas as pessoas (3). Nesse contexto, as RS se tornaram ferramentas de promoção, educação e disseminação de evidências em saúde na estomaterapia (4).

OBJETIVO: Considerando o Instagram® como um meio de divulgação amplamente utilizado no mundo, inclusive no contexto da saúde (5), o objetivo deste estudo foi demonstrar como essa ferramenta pode ser útil para a comunicação científica. MÉTODO: Estudo observacional, quantitativo, descritivo e longitudinal que parte da análise intencional do perfil do Grupo de Pesquisa em Estomaterapia da Escola de Enfermagem da USP no Instagram®, analisando as publicações (posts), número de alcance, curtidas e comentários em torno do conteúdo em relação à divulgação científica. Este estudo seguiu a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510 (2016) que permite acesso a dados dos usuários não identificáveis provenientes das RS com termos de uso.

RESULTADOS: Conta criada em agosto de 2019, possui 1.815 seguidores ativos, sendo a maioria proveniente de São Paulo (20%) e Rio de Janeiro (7,1%); Com idade entre 25 a 44 anos (79%). DO sexo feminino (86%). As publicações tiveram um alcance médio de 1.545 pessoas e 3.960 impressões semanalmente. O número de alcance e impressões decorre da interação dos usuários com os posts: compartilhamento, comentários, curtidas e uso das hashtags # relacionadas ao tema da publicação. As publicações que tiveram maiores interações e acessos foram: “Orientações para Constipação” (n=1762); “Úlcera terminal de Kennedy” (n=1240) e “Escalas de avaliação do risco para lesão por pressão” (n=1220) e “Indicação de base convexa para estomias” (n=1182). Durante a pandemia ocorreu diversas lives com temas como: Prevenção de Lesão por pressão relacionadas ao uso de dispositivos médicos; Prevenção de dermatites associadas ao uso de agentes antissépticos em tempos de COVID-19. Teleconsulta de enfermagem na Estomaterapia, em tempos de COVID-19, entre outras. Essas lives alcançaram média 345 pessoas ao vivo.

CONCLUSÃO: O Instagram® mostrou-se como uma ferramenta eficaz por atingir números expressivos de pessoas. Além de tornam acessível conteúdos, que antes disponibilizados apenas à comunidade cientifica, aos profissionais estomaterapeutas ou não, democratizando o conhecimento técnico-científico impactando positivamente na prática clínica e no autocuidado de pessoas com comorbidades contempladas pela estomaterapia. As publicações com uso de imagens atrativas e textos autoexplicativos tiveram maior alcance de usuários. Quanto maior foi o alcance, maior foi à possibilidade de interação na publicação. Sendo assim, o estomaterapeuta deve considerar o uso da RS para divulgação científica e saber como disponibiliza-los nas RS: com frequência, com publicações atualizadas, com uso de boas imagens e textos didáticos, que auxiliem na educação e maximização em saúde dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Thackeray R, etal. Enhancing promotional strategies within social marketing programs: use of Web 2.0 social media. Health Promotion Practice. 2008;9(4):338-43.

IBGE. PNAD Contínua TIC 2016: 94% das pessoas que utilizaram a internet o fizeram para trocar mensagens [Internet].Rio de Janeiro:IBGE;2018.

Harnad S, et al. The access/impact problem and the green and gold roads to open access: an update. Serials Review[Internet].2020

Korda H, Itani Z. Harnessing Social Media for Health Promotion and Behavior Change. Health Promotion Practice [Internet]. 2011;14(1):15-23. 5. Mejova Y, etal. Online health monitoring using Facebook advertisement audience estimates in the United States: evaluation study.JMIR Public Health Surveill.2018;4(1):e30.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Rosa, T. D. S., & Santos, V. L. C. de G. (2020). O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA ESTOMATERAPIA NO CONTEXTO PANDEMICO. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/2