ELABORAÇÃO DO MATERIAL EDUCATIVO PARA ORIENTAÇÃO DA CRIANÇA SUBMETIDA A AMPLIAÇÃO VESICAL E SUA FAMÍLIA

Autores

  • VANESSA ABREU DA SILVA
  • ELISANGELA AMARO OLIVEIRA
  • RENATA FAGNANI
  • JONAS DA SILVA

Resumo

INTRODUÇÃO: A ampliação vesical consiste na utilização de um pedaço do intestino ou de um tecido do trato urinário para ampliação vesical e assim aumentar a capacidade da bexiga e evitar o risco de lesão do trato urinário superior por refluxo vesicoureteral. Além disso, é realizada a criação de um conduto cateterizável entre a bexiga e a pele do paciente (estomia), onde será realizado cateterismo intermitente limpo, para remoção da urina. Na técnica de Mitrofanoff esse conduto cateterizavel é construído com o apêndice e na técnica de Monti é construído com um pedaço do íleo. A ampliação vesical é o tratamento de escolha para pacientes com disfunção vesical e deterioração da função renal. Diante da complexidade do procedimento e da magnitude dos cuidados no pós operatório, existe a demanda da elaboração de material educativo para orientação do paciente e sua família. OBJETIVO: Descrever a elaboração de um material educativo para ser utilizado na orientação de crianças submetidas a ampliação vesical em hospital escola no interior do estado de São Paulo. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de caso, que consistiu na elaboração de um material educativo para orientação da criança com ampliação vesical e sua família. Para a elaboração deste material foi realizada uma revisão da literatura sobre a temática e após a elaboração do material o mesmo foi submetido a avaliação por um grupo de enfermeiras com notório saber na área de cuidados com ampliação vesical, em seguida foram realizadas alterações de acordo com as sugestões dos avaliadores. Para facilitar o entendimento dos cuidados e procedimentos foram elaboradas ilustrações educativas por um dos enfermeiros do grupo. RESULTADO: O material educativo foi elaborado na forma de um livreto no tamanho A4, no formato retrato, de forma ilustrada, composto por 8 páginas, que contemplam as seguintes orientações: definição e conceito da ampliação vesical, importância dos cuidados de higiene com a estomia, higiene das mãos do paciente e cuidador, material necessário para o cateterismo, etapas do procedimento do cateterismo, registro do número de vezes que o procedimento foi realizado, bem como volume e características da urina, orientações para o cateterismo durante a noite, sinais de infecção urinária, e por fim observações importantes e condutas em caso de intercorrências. Além disso, o material conta com um campo onde é possível colocar a identificação da criança, o tipo de procedimento e a data que foi realizado.

CONCLUSÃO: Foi realizada a elaboração de um material educativo para alta orientação à criança com ampliação vesical traqueostomia e que está sendo utilizado como material educativo pelos profissionais, visando orientar os cuidadores da criança para uma assistência segura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2022-12-06

Como Citar

SILVA, V. A. D., OLIVEIRA, E. A., FAGNANI, R., & SILVA, J. D. (2022). ELABORAÇÃO DO MATERIAL EDUCATIVO PARA ORIENTAÇÃO DA CRIANÇA SUBMETIDA A AMPLIAÇÃO VESICAL E SUA FAMÍLIA. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/242