RESTRUTURAÇÃO DA COMISSÃO DE CUIDADO EM ESTOMATERAPIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Capacitação profissional, Estomaterapia, Especialidades de EnfermagemResumo
Objetivo
Descrever as etapas de reestruturação da comissão de cuidados em estomaterapia. O estudo é descritivo, retrospectivo, tipo estudo de caso, no período de março a dezembro de 2025.
Desenvolvimento
A trajetória da comissão de cuidados em estomaterapia de um hospital universitário do estado do Rio de Janeiro teve início em 1999, à época denominada Comissão de Curativos. A partir de 2025, a coordenação de enfermagem reconheceu a necessidade de atualização do processo de trabalho, considerando o crescente avanço tecnológico disponível na instituição para a assistência. Compreende-se que o foco principal da gestão hospitalar, na área de estomaterapia, consiste na prevenção e no tratamento de lesões de pele, bem como na manutenção de um quadro de profissionais qualificados, com enfermeiros especialistas atualizados. Assim, ao longo do ano de 2025, a comissão foi reestruturada, com nova organização e definição de fluxos de atendimento, tanto hospitalar quanto ambulatorial. Atualmente, conta com sete enfermeiras e três técnicas de enfermagem. A reestruturação foi desenvolvida no período de março a dezembro de 2025, contemplando etapas voltadas tanto à manutenção e ampliação da qualidade da assistência e da segurança do paciente quanto ao aprimoramento das ações administrativas. Para tanto, foram elaboradas estratégias com o objetivo de atender aos problemas previamente identificados pelos membros da comissão. Dentre as principais ações implementadas, destacam-se: (1) redefinição da nomenclatura da comissão, anteriormente denominada Comissão de Curativos; (2) inauguração e ampliação do espaço físico ambulatorial; (3) ampliação da capacidade de atendimento ambulatorial; (4) aumento da celeridade na emissão de pareceres para avaliação de pacientes hospitalizados; (5) reavaliação e ampliação da grade de insumos, incluindo produtos, coberturas e equipamentos específicos; (6) implementação de campo exclusivo no prontuário eletrônico para registro, avaliação e prescrição de condutas pela comissão; (7) atualização dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) de enfermagem em estomaterapia; (8) capacitação e aprimoramento contínuo dos membros da equipe; (9) inclusão da terapia adjuvante com laserterapia de baixa potência para pacientes com lesões de pele; e (10) manutenção e ampliação de treinamentos e participação em eventos científicos destinados aos profissionais de enfermagem.
Considerações Finais/Contribuições para a Estomaterapia
A reestruturação da Comissão de cuidados em estomaterapia desse hospital universitário conseguiu desempenhar as etapas formuladas, destaca-se o apoio da instituição, oferecendo subsídios com recursos materiais, físicos e de equipamentos tecnológicos que resultam em uma assistência prestada ao paciente cada vez mais eficiente, eficaz e de qualidade, não só do ponto de vista dos cuidados especializados, como também na gestão hospitalar, possibilitando gastos desnecessários. Considera-se importante o estímulo dos componentes da comissão para atualização de conhecimentos, os quais reforçaram a manutenção como campo de estágio prático para pós-graduandos. A nova comissão confirma a contribuição da visibilidade institucional dessa área de atuação do enfermeiro em orientar a prática segura na padronização de atendimentos assistenciais na prevenção e promoção de cuidados com as lesões de pele baseada em evidências científicas.
Downloads
Referências
Ruiz PB de O, Poletti NAA, Lima AFC. Perfil dos pacientes atendidos em uma unidade de tratamento integral de ferida. Cogitare Enferm. [Internet]. 2022 [cited 2026 Apr. 1]; 27. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.82948.
Chagas, PF. Análise econômica do tratamento de lesão de pele em uma clínica de estomaterapia no rio de janeiro. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Santos L, Silvino ZR. Organização dos serviços de saúde sob a perspectiva da metodologia lean healthcare em uma comissão de cuidados com a pele. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 5º de janeiro de 2023 [citado 1º de abril de 2026];97(1):e023005. Disponível em: https://www.revistaenfermagematual.com.br/revista/article/view/1624


