EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO: DESAFIANDO AS BARREIRAS TECNOLÓGICAS E CONTRIBUINDO COM A EXPANSÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Marady Cristiana Salviato Pereira Hollister - Hollister do Brasil (Av. Jabaquara,2958, 7 andar conjunto 71 a 73-São Paulo-SP)
  • Kelly Camarozano Machado Hollister - Hollister do Brasil (Av. Jabaquara,2958, 7 andar conjunto 71 a 73-São Paulo-SP)
  • Olivia Pereira Barros Hollister - Hollister do Brasil (Av. Jabaquara,2958, 7 andar conjunto 71 a 73-São Paulo-SP)

Palavras-chave:

telemedicina, educação em saúde, educação a distância

Resumo

INTRODUÇÃO : Distanciamento, definição no dicionário em português brasileiro como “ato ou efeito de distanciar-se; distanciação, separação, espaçamento, afastamento” ou “ausência de proximidade e envolvimento (com algo ou alguém); atitude de reserva ou recolhimento, frieza”1. Ambas as definições foram trazidas para o cotidiano na declaração pandêmica. Ao analisar, existe um potencial ressignificado, como já dizia Sigmund Freud: “A mudança acontece quando a dor de mudar é menor do que a dor de permanecer o mesmo”. A prática virtual não é uma novidade na medicina, visto que as tecnologias associadas têm sido utilizadas desde a ida do ser humano ao espaço 2. O artigo busca identificar boas práticas educativas em saúde com a abordagem virtual, na premissa que o sucesso de uma intervenção pedagógica está ligada ao educador ante uma nova realidade social3.

OBJETIVO E MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência de uma equipe de enfermeiras educadoras em saúde de uma empresa médica multinacional, com o objetivo de treinar equipes de profissionais de saúde no território nacional. A abordagem foi através de Encontros (palestra ou workshop). O relato de experiência irá descrever o período de março a setembro de 2020. Foram analisados 182 encontros virtuais, com a participação de 2200 profissionais.

RESULTADO: Pré-estabelecido pela empresa o trabalho remoto, o contato com os profissionais da saúde se deu pelo uso de recursos visuais online ao vivo, intermediados por um dos educadores. As temáticas tinham como objetivo educar sobre conceitos em saúde. Primeiramente, a interação com o público se ganhou um novo esforço de exposição. Para o palestrante, os encontros exigiam criatividade para cativar a atenção. A equipe recebeu treinamentos e orientações no uso de imagem, local de trabalho, iluminação, interlocução de forma mais expressiva no tom de voz dentre outros. Foi observado que pequenas interferências inesperadas, quando assumidas pelo palestrante com uma abordagem rápida e divertida, não prejudica a abordagem programada. Essas distrações acabavam trazendo de volta a atenção do ouvinte. Sobre o período de apresentação, houve uma mudança: com o passar dos meses o tempo de duração diminuiu das 2 horas iniciais. Também se inseriu games interativos, menor quantidade de slides e mais recursos visuais. Os ouvintes relatavam um excesso de abordagens virtuais vindos desde março de 2020, todos estavam em busca de transmitir sua mensagem da única forma segura em meio à crise mundial.Foi estabelecido 3 padrões de interesse pelos encontros educacionais virtuais: aprimorar o conhecimento profissional, os profissionais estudantes com interesse na certificação, e por terceiro após o período de trabalho e estudo, geralmente no período noturno. Neste modo ficou evidente a importância abordagem menos ampla e mais focada com maior aplicabilidade. O número de participantes manteve entre 6 a 30 profissionais por encontro, com média de 12 participantes.

CONCLUSÃO: A imersão tecnológica proporcionou interações interpessoais aproximadas por uma rede interconectada. Deixa-se aqui uma questão: qual o impacto a longo prazo nas pessoas e nas instituições, o que nos fez reduzir distâncias em quilômetros, nos fez mais próximos ao conhecimento e aos seres humanos?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

- Dicionário Michaelis Online. Acesso dia 25/08/2020 em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=distanciamento

- Wen, CL. Telemedicina e Telessaúde - Um panorama em saúde no Brasil. Informática Pública Ano 10 (2): 07-15. Brasil, 2008.

- Nascimento, KAS do; Fialho, LMF. Integração das Tecnologias Móveis em Aulas de Cursos Superiores da Área da Saúde. Rev. Científica EaD em Foco, V10, e989. Fortaleza, 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Pereira, M. C. S., Machado, K. C., & Barros, O. P. (2020). EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO: DESAFIANDO AS BARREIRAS TECNOLÓGICAS E CONTRIBUINDO COM A EXPANSÃO DO CONHECIMENTO. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/3