DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORA DOS RESULTADOS DE LESÃO POR PRESSÃO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NO ALTO TIETÊ.

Autores

  • Márcia Domingos De Oliveira da Silva HCLPM - Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo (São Paulo), 2 HCLPM - Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo (São Paulo)

Palavras-chave:

competências gerenciais, estomaterapia, lesão por pressão

Resumo

Introdução: Considerada como um evento adverso ocorrido no processo de hospitalização, as lesões por pressão representam um problema de grande impacto para os serviços de saúde, pois o desenvolvimento sinaliza de forma direta ou indireta a qualidade do cuidado prestado 4. Em busca da redução na incidência de lesão por pressão em indivíduos com risco, diretrizes internacionais recomendam realizar uma avaliação completa da pele dentro de um prazo máximo de oito horas após a admissão hospitalar, além de medidas preventivas para a diminuição do risco de desenvolvimento das mesmas 3. O enfermeiro na sua formação e prática profissional cotidiana seguem as tendências sustentadas pela perspectiva das competências-capacidade que a pessoa tem em contrair iniciativas (não se limitando apenas a atividades predeterminadas), compreender e dominar novas situações no trabalho, ter responsabilidade e ser reconhecida por suas ações 1. As competências gerenciais correspondem a uma importante ferramenta para a instituição, pois são aquelas que se pretende, que coloquem as propostas e projetos organizacionais e funcionais em ação 2. Diante disso, o enfermeiro necessita desenvolver ou aprimorar habilidades de gerenciamento e supervisão na assistência, inclusive as unidades de terapia intensiva, no sentido de prevenir a lesão por pressão.

Objetivo: Demonstrar que o desenvolvimento de competências gerenciais pode ser utilizado como uma estratégia para diminuição na incidência de lesão por pressão.

Método: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa do tipo análise retrospectiva. Para a obtenção das informações necessárias para a realização do presente estudo, foram utilizados indicadores do ano de fevereiro 2020 a setembro 2020.

Resultados: Avaliando a incidência de lesão por pressão de 1,77 (17 casos) nos meses de fevereiro á maio se fez necessário uma abordagem individualizada utilizando um instrumento feedback em que foram ressaltadas as competências que deveriam ser melhor desenvolvidas entre os enfermeiros da unidade, tais como: visão sistêmica, liderança e coaching, comunicação, foco no resultado e trabalho em equipe. Após a metodologia aplicada observamos uma diminuição na incidência de lesão por pressão nos meses de junho á setembro, sendo de 1,16 (10 casos).

Conclusão: Diante dos resultados concluímos que o enfermeiro que apresenta suas competências desenvolvidas, implicará no resultado dos indicadores assistenciais das unidades por ele gerenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

SADE,Priscila Meyenberg Cunha;PERES, Aida Maris.Desenvolvimento de competências gerenciais do enfermeiro:diretriz para serviços de educação permanente. Rev. da EEUSP,v. 49,n.6,p.988-994,2015.

FURUKAWA,Patrícia de Oliveira;CUNHA,Isabel Cristina Kowal Olm.Da gestão por competências às competências gerenciais do enfermeiro.Rev. Brasileira de Enfermagem, v.63,n.6,p.1061-1066,2010.

RODRIGUES, Carla Braga Oliveira et al. Ferramentas gerenciais no cuidado de enfermagem a criança com lesão por pressão. Rev. Brasileira de Enfermagem,v.73,2020.

PISSAIA,Luís Felipe; DA SILVA, Fabiane; DA COSTA, Arlete Eli Kunz. Análise bibliográfica das iniciativas de prevenção da lesão por pressão em adultos internados em UTI. esearch, Society and Development, v.7,n.5, p. e1575339-e1575339,2018.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Silva, M. D. D. O. da. (2020). DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORA DOS RESULTADOS DE LESÃO POR PRESSÃO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NO ALTO TIETÊ. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/5