A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO EM UMA LIGA ACADÊMICA DE ESTOMATERAPIA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Assistência de Enfermagem, Estomaterapia, Formação AcadêmicaResumo
INTRODUÇÃO: As ligas acadêmicas (LA) contemplam atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo importantes para o acadêmico de enfermagem devido a aquisição de conhecimento teórico-prático e o desenvolvimento de habilidades e competências. As LA são grupos criados por alunos e docentes que se organizam formalmente em busca de aprofundar o estudo em determinado campo, como a estomaterapia, por meio de atividades extracurriculares como cursos, capacitações, pesquisas, estágios. As LA de estomaterapia, especialidade da enfermagem que estuda incontinências, estomias e feridas oferece ao aluno a oportunidade de vivenciar a atuação de profissionais especializados, construindo assim um profissional mais capacitado, crítico e reflexivo. OBJETIVO: Relatar a experiência da participação em uma liga acadêmica de estomaterapia por acadêmicos de enfermagem.
METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a participação de graduandos na LA de enfermagem em Estomaterapia. O relato foi baseado na experiência dos ligantes com as ações planejadas, organizadas e realizadas pelos ligantes que visaram à integração dos pilares da universidade. RESULTADOS: A Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade Estadual do Ceará (LEE) acreditada pela SOBEST desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas da estomaterapia. A participação na liga proporciona ao ligante, a organização de eventos, como o I Simpósio de Estomaterapia com ênfase em Feridas e capacitações internas, como Capacitação Interna sobre Incontinência Urinária e Fecal e Metodologia Científica com a parceria de enfermeiros especialistas. Como atividades de extensão, tem-se a realização de educação em saúde, sobre diversos temas, quais sejam: cuidados com o pé diabético em um serviço especializado do Ceará e prevenção de lesão por pressão em um hospital terciário. Também são realizadas pesquisas e apresentação de resumos em eventos científicos, além de atividades administrativas por meio de reuniões, planejamento semanal das ações da liga. Para tanto, a LEE é dividida em seis comissões: secretaria, financeiro, científica, comunicação, extensão e infraestrutura. Essas atividades são de grande valia para o crescimento acadêmico, profissional e pessoal dos alunos, uma vez que estimula a busca por conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, como liderança, criatividade, comunicação, trabalho em equipe. CONCLUSÃO: A liga proporciona experiências que auxiliam os estudantes a terem uma visão ampliada da atuação do enfermeiro estomaterapeuta, segundo bases teóricas e evidencias científicas. Ademais, oportuniza o desenvolvimento pessoal e profissional por meio das atribuições e conhecimento acumulados, sendo uma experiência enriquecedora. Espera- se que esse relato de experiência contribua como estímulo para formação de novas ligas de estomaterapia, bem como integração e parceria de ações de ensino, pesquisa e extensão entre instituições de ensino e serviços de saúde.
Downloads
Métricas
Referências
Carvalho NAR, et al. Vivências de acadêmicos de enfermagem em uma liga de estomaterapia. Rev Enferm UFPI. 2015 Oct-Dec;4(4):105-108 2. Dantas et al. Importância da liga acadêmica para a formação profissional: aprendendo a trabalhar em equipe.
International Nursing Congress Theme: Good practices of nursing representations In the construction of society May 9-12, 2017 3. Rebello, Rafaella, et al. "Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia: um relato de experiência." Anais do Encontro Mãos de Vida
1 (2014) 4. Silveira, Isaque Souza da, et al. Criação e implementação de uma liga acadêmica de estomaterapia em campus proveniente da expansão e interiorização das universidades públicas. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e4459108892-e4459108892, 2020.