EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE AVALIAÇÃO DO PÉ DIABÉTICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Luciana Rosa Porto UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
  • Fernanda Silva Dos Santos UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
  • Sandra Maria Cezar Leal UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
  • Carolinne Vargas Attademo UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
  • Mariana Martins Dos Santos UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
  • Cristina Orlandi Costa UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

Palavras-chave:

Pé Diabético, Cuidados de Enfermagem, Estomaterapia

Resumo

INTRODUÇÃO: o Diabetes Mellitus (DM) é uma doença com elevada prevalência entre os usuários da Atenção Primária à Saúde (APS), que pode levar a complicações como feridas crônicas e amputações em membros inferiores. A avaliação, estratificação de risco e intervenções conforme o risco ainda na APS são efetivos na redução dessas complicações1. Neste contexto, a partir da análise crítica da gestão do cuidado a usuários com DM na APS, a gerência distrital identificou necessidade de desenvolvimento de momento educativo, para enfermeiros, sobre a avaliação e os cuidados com os pés dos usuários com DM, como parte de programa de educação permanente. OBJETIVO: relatar a experiência de realização de minicurso sobre avaliação do pé diabético para enfermeiros na APS, pela gerência distrital.
MÉTODO: relato de experiência sobre a realização de minicurso sobre pé diabético. RESULTADO: o minicurso foi desenvolvido com 21 enfermeiros entre os dias nove e dez de junho de 2021, com duração de quatro horas, em formato presencial. A abordagem dos temas foi teórico-prática, desenvolvida por três enfermeiras, convidadas pela gerência distrital, com experiência em cuidados com feridas, uma delas, estomaterapeuta. A estrutura do curso foi baseada nas diretrizes do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Diabetes e Grupo de Trabalho Internacional sobre Pe? Diabe?tico (IWGDF) 1-3. Foi apresentado o cenário mundial e local, a fisiopatologia, os conceitos e as classificações da doença, pontos primordiais para alicerçar a etapa da avaliação2. A anamnese e exame físico, assim como todas etapas da avaliação e a aplicação dos testes neurológicos e de sensibilidade, foram apresentados por meio de um vídeo educativo. Foram abordadas a prevenção de lesões nos pés, a importância do uso de calçados adequados e as adaptações com órteses e próteses. Foi abordada a identificação de doenças arteriais, apresentando o Índice Tornozelo-Braquial (ITB)3. No bloco prático, os participantes realizaram testes de sensibilidade, no pé de um modelo vivo, com equipamentos como: monofilamento de 10g, diapasão de 128 Hz e palito. Ainda, realizaram a avaliação com identificação dos pulsos pedioso e tibial posterior e a prática do ITB com uso do doppler vascular portátil. Para finalizar, foi abordado o correto registro no prontuário eletrônico do cidadão dentro do sistema de informação da Atenção Primária (E-sus). Como forma de avaliação da satisfação, foi aplicado um questionário anônimo, com escala Likert de quatro eixos. Os participantes emitiram parecer sobre: programação e organização da atividade; facilitadores; avaliação geral do evento e a autoavaliação. A maior parte dos itens foi avaliada como muito satisfatória. Foram sugeridas a extensão do minicurso a técnicos de enfermagem e a utilização de mais vídeos educativos. CONCLUSÃO: o enfermeiro da Atenção Primária tem papel primordial na avaliação do pé dos pacientes diabéticos e na prevenção de amputações. A organização de minicurso teórico-prático para avaliação do pé-diabético se mostrou um recurso viável no contexto da APS. A experiência do enfermeiro estomaterapeuta pode contribuir para a primazia do processo educativo.

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Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Manual do pé diabético: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica [livro online]. Brasília: Ministério da Saúde; 2016. [acesso em 07 jul 2021]. 62 p. Disponível em http://www.as.saude.ms.gov.br/wp- content/uploads/2016/06/manual_do_pe_diabetico.pdf 2. Grupo de Trabalho Internacional sobre o Pé Diabético. Diretrizes Práticas do IWGDF sobre a prevenção e o tratamento de pé diabético [livro online]. Holanda; 2019. [acesso em 07 jul 2021]. Disponivel em

https://iwgdfguidelines.org/wp-content/uploads/2020/12/Brazilian-Portuguese-translation- IWGDF-Guidelines-2019.pdf 3. Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes Da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020 [livro online]. São Paulo: Clannad Editora Científica; 2019. [acesso em 10 jul 2021]. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/DIRETRIZES-COMPLETA-2019-2020.pdf

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Publicado

2022-01-04

Como Citar

Porto, L. R. ., Santos, F. S. D. ., Leal, S. M. C. ., Attademo, C. V. ., Santos, M. M. D. ., & Costa, C. O. . (2022). EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE AVALIAÇÃO DO PÉ DIABÉTICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/61

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