INSTRUMENTALIZAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM POR UMA LIGA ACADÊMICA DE ESTOMATERAPIA SOBRE LESÕES POR PRESSÃO RELACIONADAS A DISPOSITIVOS MÉDICOS
Palavras-chave:
lesões por pressão, equipamentos e provisões, estomaterapia, capacitação em serviçoResumo
INTRODUÇÃO: Lesão por Pressão Relacionada a Dispositivo Médico (LPRDM) é resultante do uso de dispositivos projetados e aplicados para fins diagnósticos ou terapêuticos, de acordo com o National Pressure Injury Advisory Painel (NPIAP). São frequentemente observadas em Unidades de Terapia Intensiva e Instituições de Longa Permanência, onde geralmente esses indivíduos (pacientes críticos ou idosos institucionalizados) apresentam maior necessidade de uso de dispositivos médicos.
OBJETIVO: Relatar prática educativa para prevenção de Lesões por Pressão Relacionadas a Dispositivos Médicos desenvolvida por uma liga acadêmica em Estomaterapia voltada para profissionais da enfermagem.
MÉTODO: Relato de experiência sobre atividade educativa desenvolvida por integrantes de Liga Acadêmica em Estomaterapia de uma universidade pública, em dezembro de 2019. A atividade foi realizada num hospital público geral localizado no sul do Brasil com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da equipe de enfermagem atuantes na Unidades de Terapia Intensiva e em duas unidades de clínica médico-cirúrgicas. Foram confeccionados simuladores de baixa fidelidade com massa de modelar, tinta, manequins e dispositivos médicos para demonstração dos cuidados preventivos. Dessa forma foram criados: a) simulador em massa de modelar no formato de vagina e pênis com inserção de cateteres uretrais; b) uso de manequim de loja (cabeça) onde foram acoplados cateteres de oxigênio e sondas de alimentação enteral. A discussão dos cuidados e dúvidas ocorreu no formato de rodas de conversa.
RESULTADO: Foram realizadas quatro rodas de conversa de aproximadamente trinta a quarenta e cinco minutos cada, sendo duas na UTI e duas nas clínicas, englobando aproximadamente 25 trabalhadores da equipe de enfermagem. De modo geral, os profissionais desconheciam a terminologia Lesões por Pressão Relacionadas a Dispositivos Médicos. As dúvidas emergiram em relação à adequada fixação do tubo orotraqueal e da sonda nasoenteral. As equipes das unidades de internação não faziam associação entre o uso de cateter de oxigênio com o risco de desenvolver lesões. As equipes de ambas as unidades não relacionaram o risco de desenvolver lesão mediante a presença de cateter urinário, nem mencionaram os cuidados pertinentes para prevenção associadas a esse dispositivo. Verificou-se que a adesão da equipe de enfermagem foi superior ao esperado, uma vez que as rodas de conversas possibilitaram o entrosamento dos profissionais com os membros da liga, na produção de conhecimentos e contextualização da prática assistencial por meio da troca de informações.
CONCLUSÃO: A prática educativa possibilitou a instrumentalização da equipe de enfermagem in locu mostrou-se relevante para a fixação de conhecimento dos acadêmicos e possibilitou a aproximação dos mesmos com a prática clínica.
Downloads
Métricas
Referências
Cavalcanti Ed O, Kamada I. Lesão por pressão relacionada a dispositivo médico em adultos: revisão integrativa. Texto & Contexto-Enfermagem. [Internet] 2020 [cited 2020 Set 17]; 29.
Soldera, Daniela. Bundle de cuidados de enfermagem para lesões por pressão relacionados a dispositivos médicos em idosos. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. 2019.
National Pressure Ulcer Advisory Painel (NPUAP). Pressure Injury Staging Illustrations[Internet] Washington, DC(US): NPUAP; 2016 [cited 2019 Jan 17]. Available from: http://www.npuap.org/resources/educational-and-clinical-resources/pressure-injury-staging-illustrations/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Congresso Paulista de Estomaterapia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.