INSTRUMENTALIZAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM POR UMA LIGA ACADÊMICA DE ESTOMATERAPIA SOBRE LESÕES POR PRESSÃO RELACIONADAS A DISPOSITIVOS MÉDICOS

Autores

  • Juliana Balbinot Reis Girondi UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Santa Catarina)
  • Daniela Soldera UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Santa Catarina)
  • Bettina Heidenreich Silva UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Santa Catarina)
  • Bianka Corrêa Inácio UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Santa Catarina)
  • Eluze Luz Ouriques Neta UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Santa Catarina)
  • Danielle Alves da Cruz UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Santa Catarina)
  • Maria Eduarda Hames UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Santa Catarina)
  • Maitê Mirian Will UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Santa Catarina)
  • Lúcia Nazareth Amante UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Santa Catarina)
  • Luciara Fabiane Sebold UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Santa Catarina)

Palavras-chave:

lesões por pressão, equipamentos e provisões, estomaterapia, capacitação em serviço

Resumo

INTRODUÇÃO: Lesão por Pressão Relacionada a Dispositivo Médico (LPRDM) é resultante do uso de dispositivos projetados e aplicados para fins diagnósticos ou terapêuticos, de acordo com o National Pressure Injury Advisory Painel (NPIAP). São frequentemente observadas em Unidades de Terapia Intensiva e Instituições de Longa Permanência, onde geralmente esses indivíduos (pacientes críticos ou idosos institucionalizados) apresentam maior necessidade de uso de dispositivos médicos.

OBJETIVO: Relatar prática educativa para prevenção de Lesões por Pressão Relacionadas a Dispositivos Médicos desenvolvida por uma liga acadêmica em Estomaterapia voltada para profissionais da enfermagem.

MÉTODO: Relato de experiência sobre atividade educativa desenvolvida por integrantes de Liga Acadêmica em Estomaterapia de uma universidade pública, em dezembro de 2019. A atividade foi realizada num hospital público geral localizado no sul do Brasil com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da equipe de enfermagem atuantes na Unidades de Terapia Intensiva e em duas unidades de clínica médico-cirúrgicas. Foram confeccionados simuladores de baixa fidelidade com massa de modelar, tinta, manequins e dispositivos médicos para demonstração dos cuidados preventivos. Dessa forma foram criados: a) simulador em massa de modelar no formato de vagina e pênis com inserção de cateteres uretrais; b) uso de manequim de loja (cabeça) onde foram acoplados cateteres de oxigênio e sondas de alimentação enteral. A discussão dos cuidados e dúvidas ocorreu no formato de rodas de conversa.

RESULTADO: Foram realizadas quatro rodas de conversa de aproximadamente trinta a quarenta e cinco minutos cada, sendo duas na UTI e duas nas clínicas, englobando aproximadamente 25 trabalhadores da equipe de enfermagem. De modo geral, os profissionais desconheciam a terminologia Lesões por Pressão Relacionadas a Dispositivos Médicos. As dúvidas emergiram em relação à adequada fixação do tubo orotraqueal e da sonda nasoenteral. As equipes das unidades de internação não faziam associação entre o uso de cateter de oxigênio com o risco de desenvolver lesões. As equipes de ambas as unidades não relacionaram o risco de desenvolver lesão mediante a presença de cateter urinário, nem mencionaram os cuidados pertinentes para prevenção associadas a esse dispositivo. Verificou-se que a adesão da equipe de enfermagem foi superior ao esperado, uma vez que as rodas de conversas possibilitaram o entrosamento dos profissionais com os membros da liga, na produção de conhecimentos e contextualização da prática assistencial por meio da troca de informações.

CONCLUSÃO: A prática educativa possibilitou a instrumentalização da equipe de enfermagem in locu mostrou-se relevante para a fixação de conhecimento dos acadêmicos e possibilitou a aproximação dos mesmos com a prática clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Cavalcanti Ed O, Kamada I. Lesão por pressão relacionada a dispositivo médico em adultos: revisão integrativa. Texto & Contexto-Enfermagem. [Internet] 2020 [cited 2020 Set 17]; 29.

Soldera, Daniela. Bundle de cuidados de enfermagem para lesões por pressão relacionados a dispositivos médicos em idosos. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. 2019.

National Pressure Ulcer Advisory Painel (NPUAP). Pressure Injury Staging Illustrations[Internet] Washington, DC(US): NPUAP; 2016 [cited 2019 Jan 17]. Available from: http://www.npuap.org/resources/educational-and-clinical-resources/pressure-injury-staging-illustrations/

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Girondi, J. B. R., Soldera, D., Silva, B. H., Inácio, B. C., Ouriques Neta, E. L., Cruz, D. A. da, Hames, M. E., Will, M. M., Amante, L. N. ., & Sebold, L. F. (2020). INSTRUMENTALIZAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM POR UMA LIGA ACADÊMICA DE ESTOMATERAPIA SOBRE LESÕES POR PRESSÃO RELACIONADAS A DISPOSITIVOS MÉDICOS . Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/7