CUIDADOS DE ENFERMAGEM À PESSOA LARINGECTOMIZADA TOTAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Sherida Karanini Paz De Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Yasmin Alves Gonzaga CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
  • João Thadeu Da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Natália Maria Da Silva De Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Palavras-chave:

Laringectomia, Cuidados de enfermagem, Covid-19, Estomaterapia

Resumo

INTRODUÇÃO: Os primeiros casos da COVID-19 surgiram em dezembro de 2019, sendo classificado como pandemia em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) [1]. Assim, diversas medidas de prevenção e controle de contaminação foram determinadas em escala global. Existem alguns grupos mais suscetíveis ao contágio que necessitam de cuidados específicos, entre eles, estão os laringectomizados totais por causa do risco aumentado de aerossolização pelo estoma traqueal. Diante de tantos riscos provocados pelo SARS-Cov-2, surgiram muitos desafios para os pacientes laringectomizados e para a equipe de enfermagem, visto que, foram necessárias adaptações para a prevenção de infecções.
OBJETIVO: Descrever os cuidados de enfermagem a pacientes com laringectomia total em tempos de pandemia da Covid-19. MÉTODO: Revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) de junho a julho de 2021. A pergunta norteadora foi: Quais os cuidados de enfermagem à pessoa laringintectomizada total em tempos de pandemia do Covid-19?
Utilizaram-se os descritores “laringectomia”, “cuidados de enfermagem”, “covid-19” e “estomaterapia”, sendo encontrados 56 artigos. Após a aplicação dos critérios de inclusão (artigos disponíveis na íntegra em português, inglês e espanhol) e critérios de exclusão (teses, dissertações, editoriais e outras revisões), foram selecionados oito artigos. Os resultados foram apresentados e discutidos de forma descritiva. RESULTADOS: Verificaram-se que os cuidados de enfermagem com laringectomizados totais devem ter maior atenção em tempos de pandemia. Para prevenir e proteger contra a inalação do vírus as condutas são: vedação estável da região oronasal (cobrindo o nariz e boca), utilização de máscara, de tecido ou cirúrgica; cobrir o estoma com vestuário de gola alta; se possível, utilizar o dispositivo Heat and Moisture Exchange (HME), que desempenha o papel de barreira biológica. Para que a assistência de enfermagem seja concreta ao paciente, é crucial que além do aspecto biológico, sejam considerados fatores psicológico e social. Ademais, é primordial que o enfermeiro disponha de conhecimento técnico-científico atualizado sobre prevenção, propagação do vírus, os protocolos de saúde estabelecidos e os cuidados com o estoma. CONCLUSÃO: Os dados mostram que os cuidados de enfermagem a pessoa laringectomizada total incluem, de forma geral, proteção do estoma e prevenção da contaminação pelo coronavírus, considerando um cuidado integral e holístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Areias, FZ. Conforto na Perspectiva de Pacientes Totalmente Laringectomizados por Câncer na Laringe. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Rio de Janeiro, 2016. Araújo AM, Silva JM, Pernambuco L. Cuidados específicos com laringectomizados totais durante a pandemia de COVID-19 na realidade brasileira. CoDAS [Internet]. 2020 [citado 14 jul 2021];32(4). Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317- 1782/20192020167 Buss PM, Alcázar S, Galvão LA. Pandemia pela Covid-19 e multilateralismo: reflexões a meio do caminho. Estudos Avançados [Internet]. 2020 Ago [citado 14 jul 2021]; 34(99):45-64. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.004

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Oliveira, S. K. P. D. ., Gonzaga, Y. A. ., Silva, J. T. D. ., & Lima, N. M. D. S. D. . (2021). CUIDADOS DE ENFERMAGEM À PESSOA LARINGECTOMIZADA TOTAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/70