ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO PARA ORIENTAÇÃO DE ALTA HOSPITALAR DA PESSOA COM TRAQUEOSTOMIA E SUA FAMÍLIA

Autores

  • Elisiane Madeira Bezerra De Paula UNICAMP

Palavras-chave:

Traqueostomia, Estomaterapia, Alta hospitalar

Resumo

INTRODUÇÃO: A traqueostomia destaca-se entre os procedimentos cirúrgicos mais comumente realizados em pacientes com insuficiência respiratória aguda. É comumente realizada em pacientes com período de intubação orotraqueal prolongada e que não conseguem ser desmamados da ventilação mecânica, após a cirurgia de cabeça e devido a obstruções das vias aéreas devido a tumores de cabeça e pescoço. A assistência a uma pessoa com traqueostomia requer um nível intenso de cuidado constante, treinamento de pessoal e recursos disponíveis, tornando-se uma tarefa difícil em ambientes com recursos limitados, com o ambiente domiciliar. Neste sentido, esforços para otimizar a contrarreferência do paciente e o treinamento de seus cuidadores são fundamentais em um planejamento de uma alta hospitalar segura. OBJETIVO: Descrever a elaboração de um material educativo para orientação de alta hospitalar da pessoa com traqueostomia e seus familiares. MÉTODO: Trata- se de um estudo descritivo. Foi elaborado um material educativo para orientação de alta que contou com a participação de profissionais da enfermagem de vários setores do hospital (Núcleo de Estomaterapia, Enfermaria de neuroclínica e neurocirurgia). Para elaboração do material educativo foi realizada uma revisão da literatura atual sobre o tema. Após a elaboração do material o mesmo foi submetido a avaliação por um grupo de enfermeiras com notório saber na área de cuidados com traqueostomia e além disso foi avaliado por um familiar de uma pessoa com traqueostomia, em seguida foram realizadas alterações de acordo com as sugestões dos avaliadores. Para facilitar o entendimento dos cuidados com a cânula, um dos enfermeiros do grupo elaborou ilustrações educativas. RESULTADOS: O material educativo é constituído por um livreto no tamanho A4, no formato paisagem, composto por 8 páginas, que contemplam as seguintes orientações: a definição de traqueostomia; os tipos de cânulas; a composição da cânula de traqueostomia metálica (cânula interna, intermediário e fio guia); procedimento para limpeza da cânula interna; procedimento para limpeza da cânula externa; cuidados com a pele; troca do cadarço; procedimento de aspiração traqueal; cuidados com alimentação; higiene do ambiente; e orientações gerais do dia a dia com traqueostomia como cuidados durante o banho, como se comunicar e cuidados ao sair de casa para proteção da cânula de traqueostomia. CONCLUSÃO: Foi realizada a elaboração de um material educativo para orientação de alta hospitalar da pessoa com traqueostomia e seus familiares. Este está sendo utilizado como material educativo e de apoio para profissionais, pacientes e seus familiares na programação da alta segura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Sandler ML, Ayele N, Ncogoza I, Blanchette S, Munhall DS, Marques B, Nuss RC. Improving Tracheostomy Care in Resource-Limited Settings. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2020 Feb;129(2):181-190. Bolsega TJ, Sole MLTracheostomy Care Practices in a Simulated Setting: An Exploratory Study. Clin Nurse Spec. 2018 Jul/Aug;32(4):182-188. Freeman, B. D. (2017). Tracheostomy Update. Critical Care Clinics, 33(2), 311–322.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Paula, E. M. B. D. . (2021). ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO PARA ORIENTAÇÃO DE ALTA HOSPITALAR DA PESSOA COM TRAQUEOSTOMIA E SUA FAMÍLIA. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/71

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.