FERRAMENTA EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 - SIMULADOR DE BAIXA FIDELIDADE PARA ORIENTAÇÃO DOS CUIDADOS COM A JEJUNOSTOMIA.

Autores

  • Francys Kassick Da Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Neide Da Silva Knihs UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Juliana Balbinot Reis Girondi UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Keyla Cristine Do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Maria Eduarda Hames UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Bianka Corrêa Inácio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Palavras-chave:

Estomaterapia, Simulação, Jejunostomia, Estomia, COVID-19

Resumo

INTRODUÇÃO: Com o advento da pandemia pelo vírus da SARS-CoV-2, a educação em saúde nos cursos superiores passou por diversos ajustes em decorrência da necessidade de dar continuidade às atividades de ensino. Neste sentido, a simulação tem se tornado uma metodologia ativa de grande relevância em tempos de pandemia da Covid-19. As práticas simuladas apresentam-se favoráveis para o aprimoramento de competências e o estímulo da segurança entre os estudantes, colaborando para a redução de riscos, imprudências, imperícias e negligências. 1,2,3
OBJETIVO E MÉTODO: Apresentar um simulador de baixa fidelidade e baixo custo utilizado para desenvolver orientações de cuidados com a jejunostomia. Trata-se de um estudo piloto do tipo transversal, o qual está caracterizado pelo desenvolvimento de um simulador de baixa fidelidade e de baixo custo. O referido estudo seguiu as recomendações adotadas pela diretriz SQUIRE entre os meses de abril a julho de 2021 junto aos estudantes do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do país. A intervenção desenvolvida foi o uso de um simulador de baixa fidelidade e de baixo custo para os cuidados com a jejunostomia a pacientes na transição do cuidado entre hospital e domicílio.
RESULTADO: O simulador é constituído pela elaboração do equipo e bolsa de dieta, os quais foram confeccionados, respectivamente, com um segmento de tubo de borracha para revestir fios condutores e uma bolsa de 500ml de SF 0,9% com prazo de validade expirado (fornecido voluntariamente por uma instituição de saúde). Para a conexão de ambos materiais foi utilizado apenas o encaixe manual, introduzindo as extremidades menores nos tubos de maior diâmetro, concluindo desta forma o simulador de jejunostomia de baixa fidelidade. Para desenvolver a simulação, uma das autoras gravou de oito vídeos pequenos (com duração total de onze minutos), onde é usado o simulador para desenvolver os cuidados com a jejunostomia. Para avaliação desta atividade, participaram 13 alunos das disciplinas de fundamentos para a prática e processo de viver humano na condição clínica e cirúrgica. No que se refere aos métodos de ensino utilizados nesta simulação e se foram úteis e eficazes 53,8% pontuam como excelente; quanto a aprendizagem nas orientações dos cuidados domiciliares do paciente com jejunostomia por meio da simulação, 53,8% pontuaram como muito bom; quanto ao estar satisfeito com o que foi ensinado, 61,5% pontuaram como excelente. Já para os materiais utilizados na elaboração do simulador e da simulação foram motivadores e ajudaram-me a aprender, 61,5% excelente. Quanto às sugestões para melhorias e ajustes, destaca-se: a importância de haver uma cartilha como apoio a este material.
CONCLUSÃO: O simulador de baixa fidelidade foi desenvolvido com material de baixo custo e recicláveis, além de ser considerado pelos estudantes como excelente para apoiar o desenvolvimento do cuidado com a jejunostomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Alves NP, et. al. Simulação realística e seus atributos para a formação do enfermeiro. Revista de Enfermagem UFPE. 2019; 13(5): 1420-1428. DOI: 10.5205/1981-8963- v13i5a239014p1420-1428-2019 2. Franzon JC, Meska MH, Cotta Filho CK, Machado GC, Mazzo A. Implicações da prática clínica em atividades simuladas: satisfação e autoconfiança

dos estudantes. REME – Rev Min Enferm. 2020;24:e-1274. DOI: 10.5935/1415- 2762.20200003 3. Ribeiro VS, Garbucio DC, Zamariolli CM, Eduardo AH, Carvalho EC. Simulação clínica e treinamento para as Práticas Avançadas de Enfermagem: revisão integrativa. Acta Paul Enferm. 2018;31(6):659-66. DOI: 10.1590/1982-0194201800090

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Rosa, F. K. D. ., Knihs, N. D. S. ., Girondi, J. B. R. ., Nascimento , K. C. D. ., Hames, M. E. ., & Inácio, B. C. . (2021). FERRAMENTA EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 - SIMULADOR DE BAIXA FIDELIDADE PARA ORIENTAÇÃO DOS CUIDADOS COM A JEJUNOSTOMIA. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/73