PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES COM GASTROSTOMIA NO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DE TERESINA- PIAUÍ

Autores

  • Karllenh Ribeiro Dos Santos UESPI
  • Sandra Marina Gonçalvez Bezerra UESPI
  • Luciana De Aguiar Pacheco HOSPITAL DARCY VARGAS
  • Ana Paula Bezerra Pitta Do Carmo EMPRESA BRAVO
  • Rosangela Lopes Viana FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE TERESINA

Palavras-chave:

Estomaterapia, Gastrostomia, Cuidados de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

INTRODUÇÃO: A gastrostomia pode ser compreendida como um tipo de estoma em que um tubo flexível de poliuretano ou silicone é introduzido no estômago por meio de um procedimento cirúrgico realizado na parede abdominal. A vantagem da GEP é que quando utilizada material de silicone, tem durabilidade em torno de seis meses a um ano, a depender do fabricante e a troca pode ser realizada em ambiente domiciliar com impacto na qualidade de vida do paciente, redução de infecções e custos com internação. OBJETIVO: Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes com gastrostomia cadastrados no nível primário de saúde na cidade de Teresina. METÓDOS:Trata-se de estudo transversal, caráter descritivo onde foram analisados pacientes com gastrostomia inseridos no serviço público de saúde do município de Teresina. A Pesquisa foi realizada no período de junho e julho de 2021utilizando formulário semi estruturado e os dados foram digitados em planilha do Microsot Excel.A pesquisa obedeceu aos padrões da resolução 496/12, com parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa sob número 4.009.099 RESULTADOS: Foram localizados 61 pacientes cadastrados no serviço de Atenção Básica, que são visitados por equipe de saúde a cada três meses, os quais são avaliados e prescritos a dieta enteral equivalentea sua necessidade de saúde. Houve predomínio do sexo feminino (55,7%), média de idade de 72 anos com variância de 14 a 100 anos, residentes na zona leste (55,7%). Quanto os dados clínicos a principal causa de necessitar de dieta enteral por gastrostomia foi a %) Sequela de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico e hemorrágico (16,4%), Doença de Alheimer/demência (14,5%) Disfagia (10,3%), acamados (8,6%). Dos 67 pacientes, 12 possuem lesão por pressão em estágio I e II (19,7%), CONCLUSÃO:Conclui-se que a os pacientes com gastrostomia são na maioria mulheres idosas, com Acidente vascular encefálica, doença de Alzheimer e número elevado apresentam lesão por pressão. Ressalta a assistência domiciliar e dieta balanceada o que proporciona longevidade haja vista ter encontrado paciente centenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

RODRIGUES, L. N. et al. . Constructionandvalidationof na educationalbookletoncare for children with gastrostomy. Rev. Bras. Enferm. v. 73, n. 3, 2020 . TYNG, C. j. et al. Gastrostomia percutânea guiada por tomografia computadorizada: experiência inicial em centro oncológico. RadiolBras. Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. São Paulo, v. 50, n. 2, p. 109-114, 2017. CARRASCO, V. et al .

Construção e validação de instrumento para avaliar o conhecimento do enfermeiro sobre terapia nutricional enteral. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 54, 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Santos, K. R. D. ., Bezerra, S. M. G. ., Pacheco, L. D. A. ., Carmo, A. P. B. P. D. ., & Viana , R. L. . (2021). PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES COM GASTROSTOMIA NO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DE TERESINA- PIAUÍ. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/79