DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA INFORMATIZADO PARA O PROCESSO DE ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA: SISTEMA PEET

Autores

  • João Junior Gomes UNB - Universidade de Brasilia (Brasília / DF)
  • Gisele Martins UNB - Universidade de Brasilia (Brasília / DF)

Palavras-chave:

classificações de enfermagem, estomaterapia, informática em enfermagem, processo de enfermagem, software

Resumo

A Tecnologia da Informação e Comunicação cada vez mais tem sido objeto de estudos de pesquisadores na área da enfermagem, em especial com a abordagem do Processo de Enfermagem e uso de classificações para diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem. São inúmeros os estudos que demonstram a importância de desenvolvimento de sistemas de informação e softwares para a gestão do cuidado de enfermagem, entretanto, na estomaterapia ainda é pouco explorado e divulgado. Este estudo teve objetivo de descrever um sistema de informação para consulta de enfermagem em estomaterapia, com uso das classificações NANDA-I, NOC e NIC. O desenvolvimento do sistema para consulta de enfermagem em estomaterapia foi customizado a partir um sistema já desenvolvido pelo autor e se fundamentou na engenharia de software proposta por Pressman: método de modelagem, banco de dados e sistemas. O resultado foi o desenvolvimento de um sistema denominado PEET (Processo de Enfermagem em Estomaterapia) que está disponível na URL https://peet.educative.com.br/. O Sistema PEET permite a realização de Consulta de Enfermagem de pessoas com estomias, feridas e ou incontinências e está dividido em áreas gerencial e assistencial. O banco de dados possui 98 diagnósticos, 197 resultados e 230 intervenções de enfermagem com 5.472 atividades, com possibilidade de gerenciamento do banco de dados de acordo com as necessidades e perfil da população. O sistema permite armazenar as consultas, gerar relatórios em PDF das cinco etapas do processo de enfermagem e da prescrição de enfermagem para o paciente. O acesso ao sistema é feito pela internet e ou aplicativo de sistema android. Os resultados permitiram concluir que o Sistema PEET, fundamentado nas Classificações NANDA-I, NOC e NIC, podem estimular a implementação do processo de enfermagem em todas as etapas e auxiliar o raciocínio clínico, a partir da detecção de um diagnóstico prioritário de enfermagem, o estabelecimento de indicadores clínicos, a seleção das intervenções e atividades foco nos resultados a partir de um problema de um fenômeno de enfermagem apresentado pela pessoa com estomias, feridas e ou incontinências. Recomenda-se que o Sistema PEET seja validado por especialistas em estomaterapia para apontamentos de melhorias nas ligações dos diagnósticos, resultados e intervenções e na implementação de intervenções específicas da estomaterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

- Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Informação e Informática em Saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 56 p. : il.

- North American Nursing Diagnosis Association. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2018-2020. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2018.

- Pressman WPP. Engenharia de Software. 8. ed. São Paulo: Bookman, 2016, p.166, p. 47.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Gomes, J. J., & Martins, G. (2020). DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA INFORMATIZADO PARA O PROCESSO DE ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA: SISTEMA PEET . Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/8