ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA NA ATENÇÃO DOMICILIAR: A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DESDE O ATENDIMENTO AO PACIENTE ATÉ A GESTÃO JUNTO AS OPERADORAS DE SAÚDE

Autores

  • Angélica Rosa Dias Paixão VHC - Grupo Vidas (São Paulo / SP)

Palavras-chave:

atenção domiciliar, curativos, estomaterapia, lesão, protocolos

Resumo

Introdução: A Atenção Domiciliar é uma forma de atenção à saúde, oferecida na residência do paciente sendo caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde. A estomaterapia, desde 1980, é uma especialidade exclusiva do enfermeiro, voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária. O Enfermeiro estomaterapeuta tem um papel fundamental na atenção domiciliar, pois sua atuação vai desde o atendimento ao paciente, passando pela orientação à equipes, gestão de materiais, até a auditoria e justificativas junto à operadoras de saúde.

Objetivo: O objetivo desse estudo é fundamentar a especialidade do estomaterapeuta na atenção domiciliar, referenciando a atuação do profissional quanto ao tratamento adequado aos pacientes, gerenciamento de custos, treinamentos e auditoria através de um protocolo institucional. Método: Realizado um estudo de análise de custos e condutas, por meio de indicadores instituídos na Vidas Home Care em um período de 6 meses.

Resultados: O estudo mostrou resultados satisfatórios com a atuação do enfermeiro estomaterapeuta, com redução do tempo de cicatrização das lesões e redução de 30% no gasto de materiais de curativo.

Conclusão: Diante disso, ressalta-se a importância de um profissional estomaterapeuta atuando na atenção domiciliar, instituindo e atualizando protocolos, treinando equipes e realizando a gestão dos casos, sempre com foco e objetivo na melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Tavalori CEL. Fernandes F. Medina P. O desenvolvimento do home healt care no Brasil. Rev. Adm em saúde; 9 (3),2000.

CHAYAMITI, E.M.P.C, CALIRI M.H.L., Úlcera por pressão em pacientes sob assistência domiciliária, vol. 23, n. 1, PP. :29-34, Campos Universitário USP Acta paul. enferm, Ribeirão Preto, 2010.

FERRARI, D.C. et al. Prevalência de lesões cutâneas em pacientes atendidos pelo programa de internação domiciliar (PID) no município de Santos – SP, vol. 9, n. 1, pp. 25-32, Universidade Nove de Julho, Santos, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Paixão, A. R. D. (2020). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA NA ATENÇÃO DOMICILIAR: A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DESDE O ATENDIMENTO AO PACIENTE ATÉ A GESTÃO JUNTO AS OPERADORAS DE SAÚDE. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/9