SUPERVISÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM UM SERVIÇO DE ESTOMATERAPIA

Autores

  • Rosaura Soares Paczek PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
  • Márcia Elaine Costa Do Nascimento HCPA
  • Ana Karina Silva Da Rocha Tanaka UFRGS
  • Elaine Maria Alexandre PMPA
  • Gustavo Gomboski NASCE
  • Karla Durante UFRGS

Resumo

Introdução: O estágio curricular supervisionado precisa cumprir certos critérios, como ocorrer em hospitais gerais ou especializados, ambulatórios, na rede básica de saúde e em comunidades. Deve ser realizado nos dois últimos semestres do curso, correspondendo a 20% da carga horária total do curso. Além disso, é fundamental a participação efetiva dos enfermeiros dos serviços de saúde onde ocorre o estágio, sob a orientação de um professor1. O papel do enfermeiro como educador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem é muito importante, pois ele possui conhecimento teórico, didático e político, fornecendo aos estudantes uma compreensão dos objetivos do serviço de saúde. Sua experiência e discernimento são essenciais para incentivar a participação do conhecimento teórico em atividades práticas e promovendo a auto aprendizagem no planejamento e execução das atividades2,3. Objetivo: Relatar a vivência de enfermeiros estomaterapeutas na supervisão de acadêmicos de enfermagem durante estágio obrigatório em um serviço de Estomaterapia. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de estágio obrigatório do curso de Enfermagem, realizado em um serviço especializado em estomaterapia no Sul do Brasil, do período de 2018 a 2023. Desenvolvimento: O serviço de Estomaterapia é campo de estágio para alunos da graduação em Enfermagem de instituições públicas e privadas, os alunos acompanham as enfermeiras, participam das consultas, dos grupos de apoio, fazem a distribuição de materiais, realizam a escala de pessoal, fazem solicitação de materiais, conhecem toda a rotina do serviço. O acadêmico acompanha a enfermeira em todas as atividades para conhecer a rotina do serviço, a enfermeira ensina como trocar uma bolsa de estomia, como tratar as complicações, como fazer a avaliação de uma ferida, quais os produtos disponíveis e sua aplicabilidade. Mas ensinamos principalmente como se realiza o atendimento, pois não cuidamos de um estoma ou de uma ferida, cuidamos de uma pessoa que tem um estoma ou uma ferida. Essa experiência no cuidado ao paciente com estomias e feridas proporciona um aprendizado diferenciado e ímpar, uma vez que há uma lacuna nesta área na formação ao longo da graduação dos enfermeiros. Além de incentivar a busca por mais conhecimento nessa área, capacita futuros enfermeiros na sistematização do cuidado. Considerações finais: É um desafio e uma grata experiência para o profissional enfermeiro, interligando os conhecimentos técnico-científicos com a prática, fornecendo ao acadêmico de enfermagem o conhecimento teórico, vivenciando um atendimento especializado, trazendo reflexões de seus saberes e competências profissionais, realizando a função de educador com clareza e domínio no desempenho de suas atividades. Contribuições para a Estomaterapia: Oferecer um campo de estágio para alunos de graduação em enfermagem, proporcionando a oportunidade de desenvolver habilidades práticas em um ambiente clínico específico, além de promover uma compreensão mais profunda das necessidades de cuidados de pessoas com estomias e feridas. Além disso, a inclusão da estomaterapia como campo de estágio pode ampliar o escopo de atuação dos enfermeiros, oferecendo- lhes uma especialização adicional e oportunidades de carreira mais diversificadas.

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Publicado

2024-07-06

Como Citar

Paczek, R. S., Nascimento, M. E. C. D., Tanaka, A. K. S. D. R., Alexandre, E. M., Gomboski, G., & Durante, K. (2024). SUPERVISÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM UM SERVIÇO DE ESTOMATERAPIA. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/948