CONSTRUÇÃO DE FOLDER EDUCATIVO AS PESSOAS ESTOMIZADAS INTESTINAIS

Autores

  • Liliane Moretti Carneiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL E SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COMÉRCIO
  • Flávio Aparecido Dos Santos SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COMÉRCIO
  • Paulo Eduardo De Souza Andrade SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COMÉRCIO
  • Luiz Arnaldo Rufino Andrade SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COMÉRCIO
  • Tatiane Ferreira Serra SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
  • Ivan Murgi De Farias ) SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC

Resumo

Introdução: a estomia intestinal é um procedimento cirúrgico, no qual é realizada uma abertura artificial entre o intestino e a parede abdominal, onde é feita a exteriorização de um segmento intestinal por meio da parede do abdome, desta forma originando uma abertura artificial para a saída de fezes. Tal procedimento pode ser temporário ou permanente. As principais indicações para os estomas intestinais são: obstrução intestinal, neoplasias, doença inflamatória intestinal e traumas penetrantes com arma branca ou de fogo. É um procedimento agressivo, capaz de provocar alterações fisiológicas, psicológica, emocionais, sexuais e sociais de uma pessoa. Assim, a estomia é um desafio para a maioria das pessoas, e esses indivíduos carecem de cuidado e atenção qualificada, visando suprir a demanda de assistência e a educação em saúde, principalmente no que diz respeito ao autocuidado, reduzindo complicações e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Objetivo: elaborar um folder educativo na plataforma de design gráfico Canva sobre orientações de cuidados necessários aos pacientes com estoma intestinal com os alunos técnicos em enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Método: trata-se de um estudo metodológico, na fase construção de um folder educativo para cuidados básicos de pessoas estomizadas. Para elaboração da tecnologia adotou-se os seguintes passos: revisão de literatura, consolidação do material, escolha das ilustrações, construção gráfica do folder. Resultado: a tecnologia foi idealizada como uma forma simples e de fácil orientação a um paciente estomizado a realizar os cuidados essenciais com a estomia, aprimorando e incentivando o autocuidado do indivíduo. Durante a elaboração do folder foi possível aprender mais sobre essa temática e usar a criatividade para criar um material direto e de fácil compreensão. Conclusão: conclui-se que a criação do folder proporcionou aos pesquisadores um maior domínio sobre o assunto, a partir de um envolvimento mais íntimo com a temática. Contribuições para a estomaterapia: estratégia informativa são necessários para garantir a continuidade da assistência à pessoa estomizada, proporcionando o aumento da qualidade de vida, bem-estar e a adaptação.

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Publicado

2024-07-06

Como Citar

Carneiro, L. M., Santos, F. A. D., Andrade, P. E. D. S., Andrade, L. A. R., Serra, T. F., & ), I. M. D. F. (2024). CONSTRUÇÃO DE FOLDER EDUCATIVO AS PESSOAS ESTOMIZADAS INTESTINAIS. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/959