FASE DE PRODUÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA PACIENTES COM ESTOMAS DE ELIMINAÇÃO E SEUS CUIDADORES EM PROCESSO DE REABILITAÇÃO DOMICILIAR

Autores

  • Victória Aparecida Martins UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR
  • Julia Blanco UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Andrea De Jesus Zangiacomi HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Laís Fumincelli UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Resumo

Introdução: Viver com uma estomia de eliminação é algo novo e desafiador e demanda mudanças de hábitos pessoais e familiares, o que pode tornar a confecção do estoma um processo traumático e agressivo que reduz significativamente a qualidade de vida da pessoa com estomia¹. Desse modo, ações em educação em saúde oferecidas por profissionais de saúde, em especial do enfermeiro (a), são fundamentais para que o processo de reabilitação e a promoção do autocuidado do paciente com estomia intestinal e urinária aconteça com qualidade, visando ações de adequação da sua prática às necessidades do paciente. Portanto, o uso do material educativo como fonte de capacitação dos pacientes e seus cuidadores, auxilia nesse momento, já que é de fácil acesso e compreensão, orientando o manejo correto de uma estomia, evitando complicações e garantindo uma melhor qualidade de vida a pessoa com estomia²?³. Objetivo: Construir um material educativo para pacientes adultos com estomia de eliminação e seus cuidadores em processo de reabilitação domiciliar. Método: Estudo metodológico, realizado, com base em revisão de literatura, para construção de um material educativo para pacientes adultos com estomia de eliminação e seus cuidadores sobre os cuidados com a estomia no domicílio. Resultados preliminares: Até o momento, o material educativo está em fase de produção, sendo baseado em uma revisão sistemática de literatura, pautado nos seguintes tópicos: Estomia; Sistema Digestório; Sistema Urinário; Estomias de eliminação; Direitos da pessoa com estomia; Troca da bolsa; Cuidados com a pele periestomal; Alimentação e hidratação da pessoa com estomia; Sexualidade da pessoa com estomia; Exercício físico; Meu diário. Tais pontos possuem informativos textuais a fim de garantir a compreensão do todo que envolve ter uma estomia de eliminação, e informativos visuais, os quais auxiliam no processo ensino aprendizagem devido às ilustrações dos materiais, passo a passo da troca da bolsa e cuidados com a pele, entre outros. Conclusão: Espera-se que a elaboração deste material educativo seja como primeiro passo para melhor compreensão da estomia pelas pessoas com estomia de eliminação e seus cuidadores, garantindo a reabilitação à nova realidade de vida, promovendo autocuidado, segurança e qualidade de vida com uma continuidade do cuidado em domicílio. Ademais, que fomente novas tecnologias de cuidados em saúde para essas pessoas, famílias, ou então transformados em recomendações e sugestões para que novas pesquisas acerca do assunto sejam desenvolvidas. Contribuições para a Estomaterapia: A construção do material educativo oferece contribuições na atualização sobre o tema aos estomaterapeutas, na criação de tecnologias de estomaterapia e no fortalecimento do papel de educador do enfermeiro e/ou estomaterapeuta as pessoas com estomias de eliminação, seus familiares e cuidadores.

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Publicado

2024-07-06

Como Citar

Martins, V. A., Blanco, J., Zangiacomi, A. D. J., & Fumincelli, L. (2024). FASE DE PRODUÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA PACIENTES COM ESTOMAS DE ELIMINAÇÃO E SEUS CUIDADORES EM PROCESSO DE REABILITAÇÃO DOMICILIAR. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/969