ENFERMAGEM BASEADA EM EVIDÊNCIA: REVISÃO RÁPIDA SOBRE A COMPARAÇÃO DO CURATIVO BOTA DE UNNA COM BANDAGENS ELÁSTICAS PARA TRATAMENTO DE ÚLCERA VARICOSA.
Palavras-chave:
Úlcera Varicosa, Estomaterapia, Bandagens Compressivas, Enfermagem, Enfermagem Baseada em EvidênciasResumo
Introdução: as úlceras varicosas são lesões de pele em membros inferiores causadas por um estágio avançado de insuficiência venosa crônica e geralmente apresentam difícil cicatrização1 A estomaterapia é a especialidade de enfermagem que mais contribui no estudo e tratamento adequado deste tipo de lesão². Esse tratamento, por sua vez, envolve cuidados com a ferida e terapia compressiva, que pode ser elástica ou inelástica. As bandagens compressivas elásticas são compostas de fibras elásticas, que fornecem compressão durante o movimento e em repouso. Com a contração muscular, a bandagem expande-se dissipando a força exercida por sua contração, favorecendo o retorno venoso ao coração. Já a bandagem inelástica promove compressão ao se ajustar a? perna, panturrilha e pé, durante a contração muscular, otimizando a drenagem venosa. Esta pode estar impregnada com óxido de zinco a 10%, gelatina, glicerina e água, denominando-se bota de Unna3. Objetivo: verificar se o uso da bandagem inelástica impregnada (bota de Unna) ao invés do uso de bandagens elásticas tem maior impacto na cicatrização da úlcera varicosa. Método: trata-se de estudo descritivo, do tipo revisão rápida proposto por Dobbins (2017)4. A coleta de dados foi realizada em bases de dados em guidelines, em abril de 2021. A questão norteadora do estudo foi: realizar curativo compressivo inelástico bota de Unna em pacientes com úlcera venosa ao invés de bandagens elásticas impacta na redução do tamanho da úlcera ou cicatrização completa? Os dados seguiram análise crítica, sendo realizada a síntese dos achados. Resultado: a diretriz da Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)5 é muito constante em relatar a importância da associação dos curativos com algum tipo de compressão, sendo ela elástica ou inelástica. Pode-se considerar atualmente a compressão como a peça-chave do tratamento conservador, agindo diretamente sobre os mecanismos da fisiopatologia que levam ao surgimento das úlceras e agravamento da doença. As terapias compressivas com melhor tecnologia são mais eficientes que a bota de Unna3. Entretanto, essa se destaca por ser de baixo custo e por apresentar bons resultados na redução do edema e da hipertensão venosa, conforme os estudos de síntese qualitativa, sendo favorável à cicatrização da úlcera. Conclusão: baseando-se nas evidências encontradas, conclui-se que o uso de bandagens compressivas é essencial para o tratamento das úlceras venosas. Além disso, a pesquisa na literatura mostrou um grau moderado de evidência de que não há diferença significativa na comparação do uso da bota de Unna com o uso de bandagens compressivas elásticas, no que diz respeito às taxas de cicatrização. A escolha do curativo, no entanto, é influenciada pela disponibilidade do material nas unidades de saúde, pela preferência e habilidade dos profissionais e ainda pelo que proporciona melhor adesão do paciente.
Downloads
Métricas
Referências
Danski MT, Liedke DC, Vayego SA, Pontes L, Lind J, Johann DA. Tecnologia bota de unna na cicatrização da úlcera varicosa. Cogitare Enferm. [Internet]. Curitiba. 2016 Out. [citado 27 de maio de 2021] p. 1-9. vol.
n. 3. Disponível em: https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.48803 2. Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST). Intervenção nas Áreas de Abrangência da Estomaterapia [Internet]. Lorena. Instituto Santa Tereza. 2016. [citado 22 de junho de 2021] 124 p. Disponível em: https://sobest.com.br/wp- content/uploads/2020/10/PDF_INTERVENCOES.pdf 3. Paranhos T, Paiva CS, Cardoso FC, Apolinário PP, Rodrigues RC, Oliveira HC, et al. Systematic review and meta-analysis of the efficacy of Unna boot in the treatment of venous leg ulcers. Wound Repair and Regeneration [Internet]. 2021 May [cited 2021 May 27]; vol. 29 n.3 p. 443-451. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/wrr.12903 DOI 10.1111/wrr.12903. 4. DOBBINS, Maureen. Rapid Review Guide Book for Conducting a Rapid Review. Natl. Collab. Cent. Ferramentas de Método. Canadá. 13(25):2017 [Internet]. [citado 22 de junho de 2021]. Disponível em:
https://www.nccmt.ca/uploads/media/media/0001/01/27929389334f623964bad82b491afa55aea3
Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Projeto Diretrizes SBACV: Insuficiência Venosa Crônica Diagnóstico e Tratamento [Internet]. 2015 Nov. [citado 17 de maio de 2021] Disponível em: https://sbacvsp.com.br/wp-content/uploads/2016/05/insuficiencia-venosa- cronica.pdf