MONITORIA ACADÊMICA POR ATIVIDADE REMOTA EM PERÍODO PANDÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Regina Ribeiro Cunha UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Patrícia Santos Da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Jainara De Souza Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Thamyles Da Silva Guimarães UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação Superior, Monitoria, COVID-19, Estomaterapia

Resumo

INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica constitui um programa de colaboração ao processo de trabalho docente no ensino superior, legalmente instituído, remunerado, proporcionando à aquisição de conhecimento e motivação ao exercício do magistério superior. A pandemia causada pela doença COVID-19 foi determinante para a suspensão temporária das aulas nas Instituições de Ensino Superior, emergindo a necessidade de transição do ensino presencial para o remoto, onde docentes e discentes adaptaram-se ao cotidiano de atividades de ensino-aprendizagem na modalidade síncrona e assíncrona, na tentativa de assegurar a qualidade do processo de formação no ensino de graduação. OBJETIVO: Descrever a experiência de estudantes monitores do curso de graduação em enfermagem em monitoria por atividade remota. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência do programa de monitoria por atividade remota com tema Simulação Realística em Enfermagem Perioperatória da atividade curricular Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará. As atividades foram realizadas no período de agosto de 2020 a julho de 2021, em ambiente de aprendizagem virtual nas plataformas institucionalizadas do SIGAA e Google for Education, conduzidas pelas monitoras e a coordenadora do projeto, sendo estabelecido o tempo médio de duas horas de duração para cada atividade. RESULTADO: O plano de trabalho foi adaptado para viabilizar a execução da monitoria por atividade remota. Foram selecionados cinco temas, que compõem as aulas práticas em laboratório no ensino presencial: 1) cateterismo gástrico, 2) cateterismo enteral, 3) cateterismo vesical feminino, 4) cateterismo vesical masculino e 5) avaliação de feridas. Todas a atividades foram desenvolvidas na modalidade síncrona. Cada encontro foi devidamente divulgado com antecedência, com a utilização do Google Forms para envio de questões antes da abordagem de cada tema. As monitoras iniciavam com breve revisão da anatomia e fisiologia do sistema relacionado ao tema, seguido da discussão específica. As questões enviadas despertavam o interesse dos estudantes em participarem da monitoria por modalidade remota. A explicação detalhada do procedimento específico foi o momento de maior expectativa da turma. A utilização de vídeos do Youtube foi rigorosamente selecionada, para assegurar os princípios científicos de enfermagem e a segurança do paciente na realização de cada procedimento. Essa estratégia foi bem recebida e elogiada pelos participantes. Ao término era realizado um Quiz, com auxílio de aplicativos contendo perguntas previamente selecionada de concursos públicos e provas de residências. Os discentes utilizavam o chat para responderem as questões, permitindo assim a avaliação da atividade.
CONCLUSÃO: A realização das atividades de monitoria por modalidade remota, tornou mais evidente a desigualdade de formação no ensino superior no período pandêmico. Porém, os discentes demonstraram por meio da avaliação a qualidade do conteúdo, interatividade e que recomendariam a outros estudantes de graduação em enfermagem. Ressaltam-se que as dificuldades de acesso a rede wifi no domicílio, recursos escassos para aquisição de bons equipamentos, desemprego, desânimo, adoecimento, óbito entre familiares de discentes e docentes, foram situações desafiadoras evidenciadas no período pandêmico, superadas coletivamente pela determinação em concluir a graduação em enfermagem e assim poder obter inserção no mundo do trabalho.

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Referências

Gonçalves MF, Gonçalves AM, Fialho BF, Gonçalves IMF. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Rev. Pemo 2020;3(1):e313757. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3757 Universidade Federal do Estado do Pará. Corona vírus: Conselho Universitário discute planejamento das atividades. 2021. [citado em 2021 maio 27] Disponível em: https://coronavirus.ufpa.brFernandes NC, Cunha RR, Brandão AF, Cunha LL, Barbosa PD, Silva CO, Silva MSA. Academic mentoring and care for a person with a stoma: experience report. Rev Min Enferm 2015; 19(2): 242-245. http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20150038 Moreira JA, Henriques S, Barros D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia São Paulo 2020; 34: 351-364, jan./abr. 2020. https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

Cunha, R. R. ., Silva, P. S. D. ., Araújo, J. D. S. ., & Guimarães, T. D. S. . (2021). MONITORIA ACADÊMICA POR ATIVIDADE REMOTA EM PERÍODO PANDÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/133